Ainda que mantenha natureza preventiva e comunitária, a Guarda Municipal de Várzea Grande vem desde o mês de março, participando de várias ações, no sentido de conscientizar a população sobre as medidas necessárias ao combate e prevenção do coronavírus, e também atuando na linha de frente no trabalho de fiscalização do comércio. Além disso, a instituição de segurança municipal tem participado de várias ações integradas junto às demais forças de segurança, apurando as denúncias feitas pelos moradores, no descumprimento do decreto municipal que endurece as regras no enfrentamento ao coronavírus.  

As ações fazem parte das medidas adotadas pelo Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus e em conformidade às novas regras do Decreto 43/2020, onde a prefeita Lucimar Sacre de Campos definiu uma série de recomendações, dentre elas o fechamento do comércio em geral mantendo apenas os serviços essenciais.

Com atuação ostensiva e diária em toda a cidade, a Guarda Municipal realizou, somente no mês de junho, 924 notificações, sendo 44 em instituições financeiras e cartórios; 153 em supermercados e lojas de departamentos; 30 em festas residenciais, 456 distribuidoras, bares e lanchonetes; 115 praças, parques, academias e terminais; 126 concessionárias, motéis, lojas e ambulantes.

“Desde o início do período de vigência do novo Decreto a Guarda Municipal vem atuando no sentido de conscientizar a população sobre a importância de se manter em casa, em isolamento social, para diminuir o contágio do novo coronavírus. Nossos agentes percorrem as ruas em viaturas emitindo o alerta, caso haja alguma aglomeração. Já com relação ao comércio aqueles que não cumprem o decreto, e mantém as portas abertas, são primeiramente notificados e em caso de reincidência se faz necessária a autuação”, explicou o secretário de Defesa Social e comandante da Guarda Municipal, Evandro Homero Dias.  

A população, segundo o comandante, tem sido parceira da Guarda Municipal, informando os locais onde é observado um número expressivo de pessoas, seja por aglomeração casual ou festas comerciais ou familiares. “No mês de junho foram emitidas 30 notificações desta natureza, e os moradores podem nos ajudar, basta ligar no número 0800.646.3190 e fazer o seu registro. E o denunciante não precisa se preocupar porque a sua identidade será preservada”, garantiu.

Evandro Homero Dias disse ainda que a Guarda Municipal está focada no combate ao coronavírus, participando de várias ações integradas, porém também está realizando outras atividades atribuídas à pasta, como o atendimentos relacionados a acidentes de trânsito, registros de ocorrências, monitoramento de medidas protetivas contra violência a mulher, registros de acidentes de trânsitos, infrações e atendimento relacionados a acidentes com ou sem vítima fatal.

“O nosso trabalho não pode parar por isso temos mantido a rotina diária no comando e com todas as atribuições que nos são conferidas. O aumento nas fiscalizações têm sido sentido, porém faz parte do trabalho que já desenvolvemos diariamente, ainda mais neste período de pandemia. A Guarda Municipal está nas ruas e com toda a estrutura necessária, orientando, fiscalizando e autuando aqueles que estão colocando em risco a vida dos outros. É importante que todos entendam que estamos vivendo um momento de pandemia, e isso precisa ser levado a sério”.