Várzea Grande prorroga até final de julho vacinação da H1N1 para os grupos prioritários

Em Busca de Metas

Imunização contra a influenza ajuda no diagnóstico da Covid-19 e permite um tratamento mais eficiente para doenças respiratórias

17/07/2020    379

Com 82,61% de vacinas aplicadas contra a Influenza (H1N1), a Prefeitura de Várzea Grande decidiu prorrogar até o final deste mês de julho, a campanha de vacinação para grupos prioritários, crianças, gestantes, indígenas, idosos, puérperos, trabalhadores da saúde e segurança.

Para isto, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande resolveu adotar, em três unidades escolares da Rede Pública Municipal – localizadas nas regiões da Água Vermelha e São Mateus – pontos exclusivos para a vacinação de rotina e também contra a influenza H1N1.

A decisão visa dar mais segurança à população que está cautelosa em procurar as unidades de saúde por causa da incidência do coronavírus – Covid 19.

“Definimos esses espaços justamente para que a população possa ser atendida com comodidade, e, principalmente, sem aglomeração, longe das unidades básicas para se evitar contato com pessoas que eventualmente possam apresentar sintomas do coronavírus. A vacinação é importante, principalmente para as crianças que precisam manter em dia o calendário de vacinação. Além disso, o município de Várzea Grande ainda não atingiu, em alguns grupos prioritários, a meta de vacinação contra a gripe”, informou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes.

Ele frisou, no entanto, que falta pouco para se chegar aos 100% estabelecidos pelo Ministério da Saúde. “Diferente de Cuiabá que abriu a vacinação para todos os grupos, Várzea Grande está priorizando os grupos prioritários como recomendado pelas autoridades federais”.

O secretário lembra que a Influenza é uma doença respiratória infecciosa, de origem viral, e que pode levar ao agravamento e até óbito, principalmente em pessoas com fatores de risco, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras comorbidades. “Crianças, menores de cinco anos, gestantes, parturientes e adultos com mais de 60 anos fazem parte dos grupos suscetíveis e que devem se vacinar”, ponderou Diógenes Marcondes.

A técnica responsável da Vigilância em Saúde, Relva Cristina Silva Moura, disse que até o momento foram aplicadas 49.312 doses, sendo 82,61% de cobertura vacinal. “Até o final deste mês de julho as nossas equipes estarão realizando a vacinação contra a gripe, nas escolas Honorato Pedroso de Barros, Maria Pedrosa de Miranda e Rita Auxiliadora de Campos Cunha. O horário de atendimento nestas unidades é das 8h às 16 horas”, informou, apontando que diariamente o número de vacinados cresce assim como o percentual.

Relva Cristina informou que após o município atingir a meta de vacinar 100% dos grupos prioritários, será analisado , para abertura de vacinar aos demais grupos da população menos suscetíveis a doença.

Por: Kátia Passos - Secom/VG