A fim de incentivar as medidas protetivas contra o coronavírus - Covid-19-, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, Várzea Grande conta com 5 totens digital de álcool 70% distribuídos em pontos estratégicos do município. A ação tem como objetivo facilitar e incentivar ainda mais a higienização das mãos. Os equipamentos possuem acionamento digital, sendo eficaz contra contaminações na hora de despejar o álcool.

A doação faz parte de um termo entre a distribuidora de medicamentos de Mato Grosso MT Pharmacy e a Secretaria de Saúde que ocorreu nesta quinta-feira, 23. O equipamento auxilia na higienização das mãos, através do acionamento com as mãos que libera pequenas porções de álcool, de suma importância no combate à pandemia.

De acordo com o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, os equipamentos higienizadores vão servir para ajudar a população que necessita ir, por exemplo, ao Hospital e Pronto Socorro, se manterem  higienizados e evitar assim  novos casos de Covid-19 na cidade.

“Ficamos gratos pela doação o que vão auxiliar muito na prevenção do vírus. Só com união e solidariedade é que podemos juntos passar por esta fase de pandemia. Esta responsabilidade social e apoio, que a prefeitura vem recebendo do meio empresarial é muito importante, uma vez que duplicou o número de atendimentos nas unidades de saúde, e os gastos públicos aumentaram com a Pasta da Saúde, e todas doações e ajuda são bem vindas”, ressalta.

Os totens dispensadores de álcool serão utilizados na recepção do Paço Couto Magalhães e nas entradas do Pronto Socorro e no Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos – Cadim – o  que servirão para todos que cheguem a estes locais e que possam realizar a higienização das mãos, sem necessidade de tocar no recipiente do álcool.

O secretário de Saúde lembra que, em meio à pandemia do coronavírus, a higienização correta das mãos é umas das principais recomendações das autoridades de saúde, junto com o uso de equipamentos de proteção individual como as máscaras de tecido ou descartáveis. "A recomendação principal é de que a população fique em casa para evitar a proliferação da Covid-19 e, se for necessário ir às ruas, é importante o uso de máscaras de proteção e higienização das mãos com álcool 70% ou álcool em gel, e também lavar bem as mãos com sabão", frisa.

O empresário Alexandre Guimarães disse que neste momento governantes e sociedade precisam trabalhar em parceria. ”A cidade sempre oferece e ofereceu o melhor para a população, então agora é hora de ajudar, estamos todos juntos nessa causa de enfrentamento da Covid-19”, destacou o doador.

Alexandre Guimarães destacou que fez questão de doar os equipamentos, como forma de agradecer aos profissionais destas unidades, pelo trabalho que vêm realizando em prol da sociedade várzea-grandense, principalmente por estarem na linha de frente no combate à pandemia.

Conforme o diretor geral do Hospital e Pronto Socorro de Várzea Grande, Ney Provenzano os totens na unidade fortalecerá as medidas de prevenção do coronavírus, tanto para os profissionais, quanto aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) que buscam a unidade para atendimentos de saúde. “As parcerias neste momento são importantes para que de todas as formas possíveis possamos diminuir os riscos de contaminação e consequentemente óbitos. Na união de esforços que iremos enfraquecer a circulação do vírus”.   

Os totens foram instalados na entrada principal da Prefeitura Municipal de Várzea Grande (1), Centro de Abastecimento e Distribuição de Insumos e Medicamentos – CADIM (1) e Hospital e Pronto Socorro Municipal (3). Ao todo, foram doados 5 totens digital para a Administração Pública.