Superintendência de Esporte incentiva prática saudável com aulas no You Tube

Bem Estar
Superintendência de Esporte incentiva prática saudável com aulas no You Tube

O Projeto Qualidade de Vida já está com quase 900 inscritos com mais de 16 mil visualizações


27/07/2020    547

O canal da plataforma digital You Tube da Superintendência de Esporte da Secretaria de Educação de Várzea Grande tem recebido milhares de visualizações dos vídeos postados desde sua estreia há dois meses.

De acordo com o superintendente de Esporte, Jadir Pereira, o canal que propõe e incentiva a população para que faça exercícios em casa, dentro do Projeto Qualidade de Vida, já está com quase 900 inscritos em mais de 16 mil visualizações de seus vídeos. “Os vídeos produzidos pela equipe de profissionais da Superintendência estão tendo uma média de visualização cada vez maior por postagem”, informou Pereira.

As aulas postadas são desenvolvidas com o objetivo da prática dos exercícios em casa, também como uma forma de promover o bem estar próprio. “Por conta disso, estamos utilizando os recursos que as pessoas têm em suas residências para agregar na execução do exercício como cabo de vassoura, pacote de arroz, garrafas de água ou de óleo, tapete, sofá e a cadeira. São recursos que podem ser utilizados nas aulas localizadas para os membros superiores, inferiores, abdômen, aula de Step Adaptado, alongamento, ritmos e aeróbica.” Explicou Jadir.

Sob a orientação desse profissional, é possível praticar atividades físicas respeitando os limites de cada um e as características individuais, garantindo assim o bem-estar dos praticantes em todas as faixas etárias, como explica Jadir Pereira. “O profissional de educação física está relacionado com todas as faixas etárias. Desde o nascimento até a terceira idade. Ele vai trabalhar o desenvolvimento físico, motor, cognitivo e social das crianças. Sempre partindo das atividades mais simples para as mais complexas”, diz, explicando que estes são para todos em geral, onde se trabalha a musculação e a ginástica simples, o ritmo, alongamento

O destaque, segundo o superintendente, é o vídeo sobre Ritmos Cuiabanos, postado no dia 23 de junho, que alcançou mais de 3 mil visualizações. No vídeo, com a participação das profissionais de Educação Física Rubia Katielly e Anaiza Silva, demonstram na aula de dança os ritmos tradicionais da região da baixada cuiabana como o Lambadão e o Rasqueado. Cheio de ritmo e alegria, o estilo de dança regional auxilia na prática de exercícios que propiciam um melhor condicionamento físico.

Outra preocupação da Superintendência de Esporte é com as crianças que por causa da pandemia, permanecem em casa, afastados da escola. O canal também está disponibilizando aulas com proposta para as crianças fazerem exercícios dentro da Projeto Funcional Kids, com vídeos postados desde o mês passado.

“Nesse seguimento são produzidas aulas para crianças de 3 a 12 anos, com vídeos de brincadeiras, iniciação esportiva, aulas de aeróbica, entre outras. Tudo adaptado de acordo com a faixa etária da criança e de forma lúdica para atrair a atenção dos pequenos”, explicou o superintendente.

Jadir Pereira informou ainda que, a meta para os próximos dias é alcançar a marca de mil inscritos e a partir do terceiro mês, a Superintendência de Esporte está viabilizando a realização de concursos entre os participantes.

O secretário Silvio Fidelis acredita que todas as propostas que possam garantir a saúde da população combinada aos esforços no enfrentamento à pandemia são extremamente válidas. “O sucesso do canal da Superintendência de Esportes mostra que mesmo durante o momento tão complicado por causa do distanciamento social, é possível promover práticas esportivas inovadoras com atividades criativas e positivas para a saúde da população”, declarou.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG