Em dois dias Várzea Grande realiza 1.236 procedimentos contra a Covid-19 em ação da 'Blitz Sanitária'

Novas Ações e Mais Resultados
Em dois dias Várzea Grande realiza 1.236 procedimentos contra a Covid-19 em ação da 'Blitz Sanitária'

Novo Decreto libera todo comércio para o dia dos pais e prefeita Lucimar Sacre de Campos anuncia obras de nova unidade de saúde no bairro José Carlos Guimarães


07/08/2020    588

Os dois primeiros dias do Plano de Ação Várzea Grande contra a Covid-19 que promove blitz com medição de temperatura e encaminhamento para atendimento para aqueles com alguns sintomas do coronavírus e que recebem além de atendimento presencial ou por teleconsulta, teste rápido, medicamentos e se necessário encaminhamentos para unidades de saúde para eventuais exames mais específicos ou até mesmo internação, realizado nos dia 05 e 06 deste mês no Parque do Lago. A ação chegou ao Bairro José Carlos Guimarães.

A prefeita Lucimar Sacre de Campos anunciou também que uma nova Unidade Básica de Saúde será construída na localidade para atender aos moradores de toda a Região que fica ao longo da Rodovia Mário Andreazza. A prefeita editou ainda  um novo Decreto, o 50/2020 que libera o funcionamento dos serviços e atividades não essenciais privados, varejistas e atacadistas, nos dias 08 e 09 de Agosto de 2020, em razão do Dia dos Pais.

Como todos poderão abrir suas atividades independente de horário o Decreto 50 regulamenta o funcionamento visando atenção as regras que não mudaram de se evitar qualquer espécie de aglomeração e excepcionalmente, manter suas atividades econômicas, com 70% (setenta por cento) da capacidade máxima de lotação, com horário de atendimento ao público no sábado (08/08/2020) das 08:00 às 18:00 horas e, no domingo (09/08/2020), das 08:00 às 12:00 horas, sendo que, após esse horário, poderão apenas fazer entregas (delivery) ou manter o sistema de drive thru, até às 23:00 horas, obedecendo as medidas de prevenção e combate à disseminação ao novo coronavírus, incluindo, métodos para evitar a circulação de pessoas que pertencem ao grupo de risco, conforme definido pelo Ministério da Saúde.

“No que for possível, nós vamos tentando devolver a normalidade de funcionamento ao cotidiano da cidade e de sua população, sem colocar em risco a saúde pública, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos comemorando o fato de ter superado a marca de 4 mil pacientes recuperados da Covid-19 em Várzea Grande, o maior percentual de curados entre as 141 cidades de Mato Grosso.

Ela sinalizou que quer ainda em agosto lançar as obras da nova UBS no Residencial José Carlos Guimarães que está sendo licitada e garantiu ainda a inauguração em 2020 das UBS dos bairros  Eldorado, Jardim Maringá, Cabo Michel, São Matheus e Alameda que se somarão as unidades já entregues no São Simão, Santa Isabel e Aurília Salles Curvo no Grande Cristo Rei, em seu plano de ação.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes sinalizou que Várzea Grande está conseguindo controlar a pandemia da Covid-19 por ter investido pesado em saúde pública a partir de 2015 quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu o mandato.

“Todas as obras realizadas, ações desempenhadas, equipamentos adquiridos estão tendo reflexos positivos agora, basta lembrar  que duas UPAS a do IPASE e do Cristo Rei foram construídas e inauguradas nesta gestão e servem de referência para outras cidades de Mato Grosso por recomendação do Ministério da Saúde”, sinalizou.

Plano de Ação VÁRZEA GRANDE CONTRA COVID-19 (Parque do Lago 05 e 06 de agosto)

Total de testes realizados do coronavírus: 880

Total de resultados positivos para o coronavírus: 111

Total de vacinações: 297

Medicação: 59

Profissionais envolvidos: 47 (ACS, Enfermeiros, Fiscais da Vigilância Sanitária, Médicos)

Por: Da Redação - Secom/VG