As ações de prevenção e combate ao Coronavírus em Várzea Grande seguem firmes visando o monitoramento e controle da Covid-19. Mais uma ação do programa "Várzea Grande contra a Covid-19" esteve na comunidade da Capela do Piçarrão, aferindo temperaturas, atendimentos médico, vacinação contra gripe, testagem de covid, distribuição de kits de tratamento, além de emissão do cartão SUS.

Os profissionais da saúde deram orientações sobre a forma de prevenção, importância do isolamento social e domiciliar, do uso das máscaras e da higienização correta das mãos. A ação ocorreu no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jayr Luíza de Campos Untar.

A finalidade da ação é conter a propagação da Covid-19 nos bairros com maior índice de contaminação e naqueles com baixa cobertura de serviços da Atenção Básica, no município.

Segundo o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes o mutirão visa promover ações de educação em saúde relacionadas à prevenção da Covid-19 nestas comunidades além fortalecer as ações de fiscalização da Vigilância Sanitária relacionadas à Covid-19 junto ao comércio das regiões em questão. “Na ação oferecemos serviços de assistência à pacientes com sintomas gripais, testagem rápida e vacinação contra Influenza. Já realizamos em 7 comunidades e vamos seguir com esta atividade que está dando certo, e levar para mais bairros. A  testagem nos orienta a observar a evolução da doença e nas tomadas de novas decisões”, afiançou o secretário.

O secretário explicou que na ação ocorreu também blitz orientativa na Avenida Leôncio Lopes de Miranda, testagem rápida para pessoas com sintomas ou contatos de confirmados; avaliação médica para casos confirmados; medicação para tratamento precoce (somente para os prescritos no local); vacinação contra gripe; atualização do Cartão Nacional do SUS; atualização Cadastro Único para obtenção do NIS. “Disponibilizamos uma equipe com 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, agentes de saúde, equipe de apoio, fiscais sanitários e guardas municipais”, disse ele.

O mutirão realizado nos bairros tem a intenção de alcançar também bairros adjacentes. “No local há uma estrutura adequada conforme medidas e protocolos de prevenção contra o avanço do Covid-19. A instalação de tendas em pontos estratégicos para o atendimento da comunidade com distanciamento e disponibilização de álcool 70%. A ação conta com a livre demanda e de busca ativa realizada pelos Agentes Comunitários de Saúde e enfermeiros. Dados preliminares contabilizaram 286 testes, e destes 61 foram positivados para a Covid-19, uma média de 21,3%”, explicou o secretário.

O secretário destacou ainda que há uma equipe indo de casa em casa, dando apoio, acolhendo e tirando as dúvidas das famílias, em um trabalho que trará benefícios a todos e especificamente na área da saúde pública. “A contenção do vírus da Covid-19 incentiva à volta de todas as atividades cotidianas necessárias ao desenvolvimento do município com as regras de biosegurança”.

A ação ocorre nesta sexta-feira (28/08) e neste sábado (29/08), das 08h às 17h, no bairro da Capela do Piçarrão, no Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Jayr Luíza de Campos Untar.