Os dias mundiais da Limpeza e da Árvore, festejados em 19 e 21 de setembro, respectivamente, serão comemorados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável de Várzea Grande. Fazem parte do calendário, entre os dias 14 e 21 deste mês, ações de limpeza, plantio de árvores e distribuição de mudas. 

Segundo a secretária responsável, Helen Farias, o Dia Mundial da Limpeza é um momento para a população refletir sobre o consumo e as consequências causadas por ele como o descarte incorreto de resíduos. “Iniciaremos os trabalhos dia 14, no período matutino, fazendo a limpeza de uma Área de Preservação Permanente (APP) na região da Passagem da Conceição. Uma ação simbólica para que as pessoas pensem nos resíduos que geramos, onde descartamos, bem como a destinação correta desses resíduos. É importante que cada cidadão contribua com a limpeza de suas cidades, bairros e demais áreas públicas”, explica. 

A secretária lembra que a localidade da Passagem da Conceição fica localizada às margens do rio Cuiabá, local que atrai banhistas. “Também estaremos com a limpeza preservando a integridade do rio e buscando despertar a consciência desses banhistas que descartam resíduos e rejeitos ao longo da APP do rio Cuiabá”. 

Nos dias 17 e 18, ao menos 100 mudas de plantas nativas serão plantadas nas Escolas Municipais (EMEBs) “Benedito Abraão Nassardem” no bairro Formigueiro, “Marilce Benedita de Arruda” no centro, “Antônio Joaquim de Arruda”, no Cristo Rei; no Centro de Educação Infantil (CMEI) no centro da cidade; e, no Centro de Referência em Assistência Social (Cras) do bairro Santa Maria. 

“Por causa da pandemia do novo coronavírus e das determinações das autoridades para o distanciamento social, neste ano, o plantio dessas mudas será feito internamente pela comunidade escolar. Inclusive as próprias escolas fizeram a solicitação das mudas e algumas trabalharão esse plantio como atividade educacional remota com seus alunos sobre o Dia da Árvore”, salientou Helen. 

Já no dia 21 de setembro – Dia Mundial da Árvore – a secretaria realizará a entrega gratuita de 200 mudas nativas, a exemplo de ipês e patas de vaca. A distribuição ocorrerá em sistema de drive thru em frente ao Várzea Grande Shopping a partir das 8h30. “Ao entregar as mudas orientaremos sobre o plantio e sobre as datas comemoradas. O objetivo além de incentivar o plantio das mudas é de despertar e conscientizar a população quanto aos benefícios das árvores, arborizar a cidade, melhorar a qualidade de vida das pessoas com novas áreas verdes além de imputar o cuidado e o respeito à natureza”, lembra a secretária. 

Helen Farias lembra que as ações contam com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) com a doação de mudas; da Secretaria de Serviços Públicos na ação de limpeza da área de APP que disponibilizará pessoas, caminhão para a coleta dos resíduos, luvas, bags, sacos de lixo, álcool em gel e água potável; além da Guarda Municipal de Várzea Grande organizando o trânsito na distribuição de mudas à sociedade. 

“Mesmo em meio à pandemia estaremos cuidando do meio ambiente, trabalhando a consciência das pessoas e das crianças, sem aglomerações, e mantendo o mesmo espírito de dever a ser cumprido com o nosso planeta”, completa.