Ao menos 20 toneladas de resíduos foram coletadas em Área de Preservação Permanente (APP) na região da Passagem da Conceição, em Várzea Grande; plantadas cerca de 100 mudas de árvores em escolas municipais e distribuídas outras 200 mudas de nove espécies diferentes à sociedade. As ações ambientais foram realizadas pela secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável de Várzea Grande em homenagem às comemorações mundiais do Dia da Árvore (21) e do Dia da Limpeza (19).

“Apesar de estarmos vivendo esse período de pandemia, as ações de preservação ao meio ambiente não podem parar. Avalio que as ações realizadas foram um sucesso. A coleta de resíduos foi bastante produtiva, alguns moradores da comunidade da Passagem da Conceição acabaram nos ajudando a recolher os resíduos não somente à beira do rio, mas em toda a área de APP.  Nas escolas os professores ficaram felizes de receber as mudas e poderem plantá-las. Muitas escolas municipais foram reformadas e precisavam completar os jardins com novas árvores. Uma ação que tornará o ambiente mais agradável, amenizando o calor no ambiente. E, a distribuição de mudas, também foi receptiva pela população. Mostrou que não importa o período pela qual passamos, sempre será necessário ações ambientais”, declarou a secretária da pasta Helen Farias.

De acordo com a gerente de educação ambiental da secretaria, Carla Monique Miranda da Mata, a ação de limpeza da área de APP marcou o Dia Mundial de Limpeza e foi realizado dia 14 contando com a participação da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

“Realizamos a limpeza de toda a área de APP na Passagem da Conceição inclusive às margens do rio. Também realizamos uma ampla ação de plantio de árvores em escolas municipais e a distribuição de mudas de árvores que temos certeza irão ajudar na arborização da cidade. Nas escolas, também foi bastante produtivo, pois, alguns alunos e pais foram chamados a participar e toda a ação ambiental foi gravada pelos professores e usada para ensino dos alunos de forma on-line”, detalhou Carla.

Para a subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Viviane Souza Nascimento, todas as medidas que vêm sendo tomadas visam o respeito ao meio ambiente, a legislação e à segurança da população. “Na ação de distribuição das mudas à sociedade nesta segunda-feira (21), contamos com o apoio da Guarda Municipal de Várzea Grande, o que foi muito importante. Entregamos mudas de ipês branco, amarelo, rosa, roxo; pata de vaca, inguazinho, dama da noite, pitanga e jacarandá”.

Helen Farias lembra que as ações ocorreram entre os dias 14 e 21 de setembro e contaram também com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) na doação das mudas de árvores.

EDUCAÇÃO: Nas escolas municipais de Várzea Grande, de forma remota, professores lançaram o desafio, incentivando os alunos a fazer fotos, vídeos e documentários sobre as ações demonstrando a preocupação e os cuidados com o meio ambiente e sua saúde emocional, utilizando como mote: Queremos saber como você está cuidando do seu quadrado. Mostre o que tem feito para cuidar do seu quadrado e desafie seus amigos a fazerem o mesmo.

A campanha ainda contou com atividades como: Limpeza Ambiental (Limpeza de focos de dengue e separação de resíduos para reciclagem #emcasa); Limpeza Solidária (Doação dos resíduos para reuso); Limpeza Digital (Limpeza nos seus dispositivos); Limpeza Mental (Danças, esportes, meditação, e outros) e ainda uma Programação de Lives.

Segundo o coordenador da Educação Ambiental da Educação, Vagner Cesar Barros, o resultado da mobilização foi uma centena de fotos e vídeos das atividades realizadas pelos professores nas escolas e pelos alunos em casa. “Convidamos diretores e equipes gestoras das escolas para participar gravando vídeos curtos e divulgando as ações de Educação Ambiental em seu ambiente escolar e de forma virtual contamos com a participação de todos”, explicou.

O coordenador também informou que, por ocasião da campanha de limpeza, vários pontos de coleta foram abertos para receber os resíduos e irão continuar recebendo os materiais mesmo depois do término da campanha. “O Dia Mundial da Limpeza é o ano todo”, disse.