Ação ambiental na Passagem da Conceição recolheu 20 toneladas de resíduos em Área de Preservação Permanente

Meio Ambiente Sustentável
Ação ambiental na Passagem da Conceição recolheu 20 toneladas de resíduos em Área de Preservação Permanente

Nas Escolas Públicas de forma remota, alunos em casa, desenvolveram atividades de atitudes ambientais


22/09/2020    291

Ao menos 20 toneladas de resíduos foram coletadas em Área de Preservação Permanente (APP) na região da Passagem da Conceição, em Várzea Grande; plantadas cerca de 100 mudas de árvores em escolas municipais e distribuídas outras 200 mudas de nove espécies diferentes à sociedade. As ações ambientais foram realizadas pela secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável de Várzea Grande em homenagem às comemorações mundiais do Dia da Árvore (21) e do Dia da Limpeza (19).

“Apesar de estarmos vivendo esse período de pandemia, as ações de preservação ao meio ambiente não podem parar. Avalio que as ações realizadas foram um sucesso. A coleta de resíduos foi bastante produtiva, alguns moradores da comunidade da Passagem da Conceição acabaram nos ajudando a recolher os resíduos não somente à beira do rio, mas em toda a área de APP.  Nas escolas os professores ficaram felizes de receber as mudas e poderem plantá-las. Muitas escolas municipais foram reformadas e precisavam completar os jardins com novas árvores. Uma ação que tornará o ambiente mais agradável, amenizando o calor no ambiente. E, a distribuição de mudas, também foi receptiva pela população. Mostrou que não importa o período pela qual passamos, sempre será necessário ações ambientais”, declarou a secretária da pasta Helen Farias.

De acordo com a gerente de educação ambiental da secretaria, Carla Monique Miranda da Mata, a ação de limpeza da área de APP marcou o Dia Mundial de Limpeza e foi realizado dia 14 contando com a participação da secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana.

“Realizamos a limpeza de toda a área de APP na Passagem da Conceição inclusive às margens do rio. Também realizamos uma ampla ação de plantio de árvores em escolas municipais e a distribuição de mudas de árvores que temos certeza irão ajudar na arborização da cidade. Nas escolas, também foi bastante produtivo, pois, alguns alunos e pais foram chamados a participar e toda a ação ambiental foi gravada pelos professores e usada para ensino dos alunos de forma on-line”, detalhou Carla.

Para a subsecretária de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Viviane Souza Nascimento, todas as medidas que vêm sendo tomadas visam o respeito ao meio ambiente, a legislação e à segurança da população. “Na ação de distribuição das mudas à sociedade nesta segunda-feira (21), contamos com o apoio da Guarda Municipal de Várzea Grande, o que foi muito importante. Entregamos mudas de ipês branco, amarelo, rosa, roxo; pata de vaca, inguazinho, dama da noite, pitanga e jacarandá”.

Helen Farias lembra que as ações ocorreram entre os dias 14 e 21 de setembro e contaram também com o apoio da Empresa Mato-grossense de Pesquisa, Assistência e Extensão Rural (Empaer) na doação das mudas de árvores.

EDUCAÇÃO: Nas escolas municipais de Várzea Grande, de forma remota, professores lançaram o desafio, incentivando os alunos a fazer fotos, vídeos e documentários sobre as ações demonstrando a preocupação e os cuidados com o meio ambiente e sua saúde emocional, utilizando como mote: Queremos saber como você está cuidando do seu quadrado. Mostre o que tem feito para cuidar do seu quadrado e desafie seus amigos a fazerem o mesmo.

A campanha ainda contou com atividades como: Limpeza Ambiental (Limpeza de focos de dengue e separação de resíduos para reciclagem #emcasa); Limpeza Solidária (Doação dos resíduos para reuso); Limpeza Digital (Limpeza nos seus dispositivos); Limpeza Mental (Danças, esportes, meditação, e outros) e ainda uma Programação de Lives.

Segundo o coordenador da Educação Ambiental da Educação, Vagner Cesar Barros, o resultado da mobilização foi uma centena de fotos e vídeos das atividades realizadas pelos professores nas escolas e pelos alunos em casa. “Convidamos diretores e equipes gestoras das escolas para participar gravando vídeos curtos e divulgando as ações de Educação Ambiental em seu ambiente escolar e de forma virtual contamos com a participação de todos”, explicou.

O coordenador também informou que, por ocasião da campanha de limpeza, vários pontos de coleta foram abertos para receber os resíduos e irão continuar recebendo os materiais mesmo depois do término da campanha. “O Dia Mundial da Limpeza é o ano todo”, disse.

Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG