Em reunião com todos os gestores das escolas da rede municipal de Várzea Grande realizada na última semana pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, o secretário Silvio Fidelis destacou os resultados positivos no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) das escolas da rede municipal de Várzea Grande.

A reunião foi realizada observando todos os protocolos de segurança e saúde adotados pelo município em virtude da pandemia causada pelo novo coronavírus, o encontro de trabalho ocorreu no Anexo II da Smecel, no bairro Marajoara, com o uso obrigatório de máscara, uso de álcool em gel e na entrada com aferição a temperatura corporal de todos os participantes.

Em suas considerações iniciais, o secretário Silvio Fidelis deu as boas vindas a todos, lembrando que o último encontro com todos os gestores das unidades escolares aconteceu no início o ano, ainda sem o aparecimento da pandemia no país e em Mato Grosso que mudou todas as práticas regulares que prevê aglomerações nas atividades de lazer ou trabalho.

O secretário repassou informações importantes sobre as atividades referentes a pasta da Educação, sobre o Prêmio Gestão Escolar, assim como orientações sobre as diversas atividades que os profissionais estão desenvolvendo junto aos estudantes de forma remota.

O documento do Plano Estratégico para o possível retorno das atividades escolares presenciais na Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande foi divulgado e debatido com a participação de todos. O Plano Estratégico foi elaborado pelos profissionais da Secretaria de Educação, com a orientação do Secretário Silvio Fidelis, juntamente com a Subsecretária Benedita Ponce, com a Superintendente Pedagógica, Gonçalina Rondon, com o Conselho Municipal de Educação e a participação dos departamentos de Recursos Humanos e Assessoria Jurídica, que normatizam as ações visando o retorno às atividades presenciais garantindo a segurança e redução dos riscos de contaminação no ambiente escolar, porém para o retorno, aguarda-se decisão do Comitê de Enfrentamento ao novo Coronavírus, e do  Governo do Estado 

O secretário informou que a rede municipal de Educação está tomando todas as providencias e ações conjuntas estão sendo planejadas e executadas para que as escolas retornem às atividades presenciais quando houver a autorização para o retorno por parte das autoridades estaduais e municipais. “Todos os profissionais da rede municipal estão trabalhando para o retorno seguro, garantindo a máxima segurança para alunos, professores e toda comunidade escolar” informou.

Durante a reunião, Fidelis destacou o desempenho das escolas do município na elevação do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) do município. Divulgado em setembro, o novo índice referente a avaliação feita em 2019, traz cinco escolas que possuem o Programa Escola em Tempo Ampliado (ETA) entre as 6 primeiras escolas que figuram no topo do índice do MEC. Com a pontuação de 4.5, a EMEB Tenente Abílio da Silva Morais ficou com a primeira colocação nos resultados das escolas com 8º e 9º anos (anos finais), seguida pela EMEB Paulo Freire – 4.4, EMEB Profa. Maria Barbosa Martins – 4.1, EMEB Gonçalo Domingos de Campos – CAIC – 3.9, EMEB Lenine de Campos Póvoas – 3.9 e EMEB Júlio Domingos de Campos – 3.7.

Para os anos iniciais (4ª série/5º ano), a EMEB Profa. Marilce Benedita de Arruda ficou em primeiro lugar com a pontuação 6,8, seguida da EMEB Profa. Rita Auxiliadora Campos com 6,6, EMEB Emanuel Benedito de Arruda com 6,0 e EMEB Profa. Salvelina Ferreira da Silva empatada com a EMEB José Estejo de Campos com 6,0.

O secretário parabenizou os alunos, professores, coordenadores e gestores e reconheceu que os avanços na educação municipal é o resultado do trabalho de todos os profissionais e da comunidade escolar de Várzea Grande.

Para o secretário, o Projeto Escola em Tempo Ampliado (ETA), programa idealizado pela prefeita Lucimar Campos, que promove atividades no contraturno escolar como dança, teatro, música, artesanato, prática esportiva, letramento e reforço pedagógico, teve papel fundamental na elevação do índice do IDEB assim como apresenta resultados positivos na melhoria do ensino/aprendizagem dos estudantes da rede municipal de Várzea Grande.