Escola desenvolve projeto ‘Drive Thru’ para estimular a leitura em casa

Experiência Educacional Inovadora
Escola desenvolve projeto ‘Drive Thru’ para estimular a leitura em casa

O projeto ‘Drive Thru – Sacola de Viajante’ busca estimular a experiência da leitura de livros que fazem parte do acervo da escola no ambiente doméstico.

30/09/2020    451

O período de isolamento social devido a pandemia tem estimulado iniciativas inovadoras pelas escolas da rede municipal de ensino de Várzea Grande. Uma dessas iniciativas é o projeto ‘Drive Thru – Sacola de Viajante’ desenvolvido pela EMEB Emanuel Benedito de Arruda, do bairro Santa Maria.

O projeto, que teve início no mês de setembro, foi idealizado pelas professoras Elaine de Fátima, Elizete Magalhães e Mariluce do Rosário e que é oferecido para as turmas do 2º ano, busca estimular a experiência da leitura no ambiente doméstico, onde o estudante tem a oportunidade de levar para casa livros que fazem parte do acervo da escola, obras do Pacto Nacional pela Educação na Idade Certa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD).

De acordo com as professoras, por meio do projeto, alunos e familiares são convidados a passar na escola de forma rápida, sem permanecer por muito tempo no estabelecimento de ensino, para que os alunos possam conversar com as professoras e pegar sua sacola viajante, obedecendo todos os protocolos de segurança e saúde.

“As famílias abraçaram a proposta e vieram à escola com todos os procedimentos necessários, mantendo o distanciamento de um metro e meio, com o uso obrigatório de máscara. Na portaria da escola sempre tem um profissional conferindo a temperatura das pessoas e higienizando as mãos com álcool. Os professores e equipe de assessoramento estão preparados com para receber os visitantes com viseiras transparentes, jalecos brancos, capas transparentes, luvas, máscaras e sapatos fechados. Para concluir o projeto, os estudantes serão convidados a fazer a devolutiva e receberão um brinde. A unidade escolar está seguindo as recomendações de distanciamento e evitando aglomerações” informou a diretora Joziane Maria da Silva.

Para o secretário Silvio Fidelis, as iniciativas das escolas têm proporcionado resultados positivos nos processos de ensino/aprendizagem mesmo com as restrições impostas pelas medidas de distanciamento social devido a pandemia do novo corona vírus. “A criatividade, a inovação e a vontade de contribuir para a melhoria da aprendizagem pelos profissionais que atuam na rede municipal de ensino de Várzea Grande estão fazendo a diferença, com bons trabalhos apresentados  e ótimos resultados obtidos dentro da comunidade escolar do município” afirmou.

No dia 21 de setembro ocorreu o Dia “D” do Projeto com a exposição do DRIVE THRU e fotos. O projeto Sacola Viajante será finalizado no dia 13 de outubro com a entrega brindes de lembrancinhas em homenagem ao Dia da Criança.

Por: Fred Nogueira - Secom/VG