Ato em frente à prefeitura de Várzea Grande abriu campanha do ‘Outubro Rosa’
Prevenção ao Câncer de Mama

Ato em frente à prefeitura de Várzea Grande abriu campanha do ‘Outubro Rosa’

Todas as Unidades de Saúde estarão disponibilizando, neste mês de outubro, exames preventivos e informações sobre os cânceres de mama e do colo do útero.

Legenda: Outubro Rosa 2020

A abertura oficial do “Outubro Rosa”, é um ato de conscientização a população sobre a importância de prevenir o câncer de mama em Várzea Grande.  A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Saúde, promove neste mês uma série de atividades relacionadas à prevenção dos cânceres de mama e útero. O marco das ações é o evento alusivo ao mês Outubro Rosa que abre as programações e ações do mês nas Unidades de Saúde Básica (UBS), Policlínicas, Centro Integrado da Mulher (CIM) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA). A abertura oficial do “Outubro Rosa” ocorreu nesta quinta-feira  - 01-  em frente ao Paço Couto Magalhães.

A Abertura Oficial é um evento que entrou nas programações do calendário municipal onde reúne centenas  de pessoas, servidores públicos, autoridades e população em geral. O objetivo é  intensificar as recomendações para o diagnóstico precoce e rastreamento do câncer de mama indicados pelo Ministério da Saúde.

“A prevenção é o melhor caminho para combatermos o câncer de mama. Essas ações que acontecem durante Outubro Rosa são complemento do trabalho preventivo que realizamos durante todo o ano no município em nossas unidades de Saúde. Outubro Rosa, apesar de já existir há muito tempo, em Várzea Grande, a abertura oficial que era realizada com o  “Abraço Rosa”, está na 5º edição, movimento que tem impacto positivo expressivo na vida das mulheres várzea-grandenses.Este ano foi diferente em decorrência da Pandemia, mas foram momentos alegres e de emoção aos participantes. O número de mulheres participando, mostra o quanto o evento consegue levar sua mensagem, conscientizando-as para a importância da prevenção, por meio da informação e do autoexame”, sublinhou a prefeita,  Lucimar Sacre de Campos.

Com o objetivo de modificar os números da detecção precoce do câncer de mama, facilitada pelo acesso a mamografia e biópsias, aliada ao tratamento adequado da doença, a Secretaria Municipal de Saúde ampliou a oferta de exames em todas as Unidades de Saúde.

Lucimar Sacre ressaltou que conhecer o próprio corpo é a maneira mais eficaz para combater o câncer de mama e garantiu que a Saúde Pública do município investiu e ampliou a gama de melhorias ao atendimento para as vítimas dessa doença. “Nossas Políticas  Públicas foram moduladas, desenhadas e implementadas visando à dignidade e o reconhecimento das usuárias desses serviços. O câncer de mama é o câncer que mais mata mulheres. Precisamos combater este número relevante que ceifa vida de nossas mulheres”, alerta.

O secretário de Saúde, Diógenes Marcondes destacou a importância do movimento e o empenho da gestão municipal no combate ao câncer de mama. “O combate ao câncer de mama exige não apenas o posicionamento do estado, governo municipal  e instituições ligadas a área da saúde, mas também o esclarecimento e a consciência das mulheres que são fundamentais nessa luta”.

De acordo com secretário de Saúde, durante o mês, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS/VG) irá realizar uma série de ações em comemoração ao movimento como, por exemplo, a intensificação da oferta de mamografias, consultas e exames sem limites  para investigar precocemente a doença. “Esta ação atenderá gratuitamente mulheres a partir de  40 anos de idade que não fizeram o exame nos últimos dois anos”.

Diógenes Marcondes disse que o objetivo do Outubro Rosa é conscientizar sobre a importância da prevenção ao câncer de mama. "A prevenção é realizada através do autoexame e também pelo exame clínico feito por ginecologista e exame de imagem -  mamografia. Quanto mais cedo for detectado o câncer de mama, mais chances a paciente terá de se curar", informa, acrescentando que o ideal é fazer o exame de mama aos 40 anos, mas se a pessoa tiver um caso de câncer de mama na família. Neste caso, a recomendação é fazer a mamografia aos 35 anos de idade.

Durante este período, as Unidades Básicas de Saúde realizarão ações educativas e de prevenção. Serão realizadas atividades de planejamento familiar, coleta citopatológica, palestras, orientação nutricional, prevenção ginecológica, educação em saúde, exame de mama, solicitação de mamografias, entre outros serviços para a população nas unidades  distribuídas em todas as regiões da cidade.

“As atividades serão focadas tanto na prevenção primária quanto na detecção precoce. A detecção precoce da doença se dá, basicamente, pelo exame de toque, que pode ser realizado pela própria mulher, mas que deve ser realizado anualmente por um médico em pacientes a partir dos 40 anos. A Rede Municipal de Saúde é a porta de entrada para consultas com profissionais que podem realizar exame de mama. Quando necessário, é feito um encaminhamento através da Central de Regulação para agendamento de uma mamografia em uma das prestadoras da rede”, destaca Diógenes.

Durante este mês, o prédio público Paço Couto Magalhães terá iluminação especial alusiva ao Outubro Rosa, a iluminação externa será cor-de-rosa para alertar sobre os riscos e a necessidade de diagnóstico precoce do câncer de mama. Também durante a campanha, as mulheres que procurarem as Unidades de Saúde serão orientadas a se prevenir com consultas de rotinas e exames clínicos. As com idade acima de 40 anos terão o exame de mamografia agendado, caso o mesmo não tenha sido feito nos últimos 2 anos. A solicitação será feita na hora por enfermeiros das unidades para liberação do procedimento e agendamento do paciente.

OUTUBRO ROSA - O Movimento Outubro Rosa foi criado em 1997 nos Estados Unidos e atualmente é comemorado em todo o mundo. O objetivo é dar visibilidade e estimular a participação da população e entidades na luta contra o câncer de mama, bem como sensibilizar o poder público sobre a importância de dar atenção adequada à doença. A marca principal do Outubro Rosa é a iluminação de monumentos históricos com a cor rosa.