Educação entrega mais uma etapa de Kits Alimentação

Educação e Qualidade de Vida
Educação entrega mais uma etapa de Kits Alimentação

O município já realizou a entrega de 12.521 kits de alimentação em todas as unidades que compõem a Rede Pública Municipal.

02/10/2020    513

A Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vêm dando sequencia a entrega de Kits de Alimentação às famílias cujos alunos estão matriculados na Rede Pública Municipal e que são cadastradas em Programas Sociais do Governo Federal. A ação teve início após a paralisação das atividades escolares em decorrência das medidas de isolamento social, que visam garantir a saúde e bem estar de alunos neste período de pandemia.

Nesta sexta-feira (02), a secretária interina da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Benedita Santana Ponce acompanhou a entrega de Kits para os pais de alunos matriculados no Centro de Educação Infantil (Cemei), “Jair Luiza de Campos Untar”, localizada na Capela do Piçarão.

Benedita Ponce reafirmou o compromisso que a prefeita Lucimar Sacre de Campos vem mantendo com a Educação e que mesmo neste período em que os alunos não estão presentes nas salas de aula, o conteúdo escolar está sendo desenvolvido e aplicado de forma remota e a merenda escolar que antes era distribuída nos intervalos das aulas, agora chegam à mesa do aluno, em sua própria casa.

Este trabalho que vem sendo executado pela Secretaria de Educação está conseguindo atingir a meta de manter a qualidade da alimentação para as famílias dos alunos da rede municipal inscritos também no Programa Bolsa Família do Governo Federal.

A ação é respaldada na aprovação do Senado Federal, ao Projeto de Lei nº 786/2020, que autoriza, em caráter excepcional, durante o período de suspensão das aulas em razão de situação de emergência, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) aos pais ou responsáveis pelos estudantes da rede pública de Educação Básica.

A diretora da unidade escolar, Nelma de Oliveira Neres disse que esse é o terceiro lote entregue no local. “Hoje estaremos entregando 97 kits alimentação que reforçará a nutrição dos alunos e da família em geral. Os kits são compostos de alimentos não perecíveis, contendo arroz, feijão, óleo, macarrão, extrato de tomate, leite, achocolatado, açúcar e um pacote de pão tipo bisnaguinha”, elencou.

Para muitas famílias o kit alimentação é um reforço alimentar para toda a família e ajuda muito nas despesas de casa, que aumentou bastante, principalmente neste período de isolamento social.

Para a mãe da aluna Rita de Cássia, a ação da prefeitura além de promover cidadania é uma forma de ajudar as famílias, que possuem renda baixa e que muitas vezes depende do poder público para manter as suas necessidades. “E a escola tem contribuído bastante com ações que estão trazendo para a mesa de casa um reforço alimentar”, destacou Laura Cristina Ramão dos Santos.

De acordo com a secretária interina de Educação, Benedita Ponce, somente nesta etapa o município está entregando 12.521 kits de alimentação em todas as unidades que compõem a Rede Pública de Ensino.

Transparência: Para o presidente do CAE, Adão Eugênio da Silva, O trabalho de organização e distribuição dos kits está sendo feita de forma transparente e de acordo com as diretrizes do Conselho Municipal que faz questão de acompanhar as entregas dos kits as famílias. “O mais gratificante e saber que os recursos da educação estão sendo aplicados e que a população está sendo atendida”, completou. Ele lembrou ainda que todo o trabalho de montagem dos kits observa as normas de segurança e higiene como o uso de máscaras, luvas e de álcool em gel.

Por: Katia Passos - Secom/VG