Várzea Grande entrega reforma da Emeb José Estejo quinta melhor nota do Ideb

Mais Educação, Mais Futuro
Várzea Grande entrega reforma da Emeb José Estejo quinta melhor nota do Ideb

Prefeita Lucimar Sacre de Campos assegurou que até final deste ano, 75 unidades escolares de um total de 85, estarão reformadas e revitalizadas


09/10/2020    535

Com um ritmo de obras acelerado, a prefeitura de Várzea Grande prevê concluir o ano de 2020 com 75 escolas e creches reformadas, ampliadas, refrigeradas e com equipamentos novos, em um universo de 85 unidades de ensino municipais. Prova disso é que a prefeita Lucimar Sacre de Campos, entregou à comunidade escolar do bairro Vitória Regia, a reforma completa da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos, com destaque para a quadra esportiva da unidade, que permaneceu mais de uma década com suas obras paralisadas.

“Investir em educação é investir no futuro e em um mundo melhor para se viver. Investir em educação é investir em pessoas, é dar oportunidade a todos. Em Várzea Grande, investimos cada vez mais na qualidade de ensino e isso significa ampliar a oferta de vagas, oferecer infraestrutura, equipamentos e ambientes adequados aos alunos e profissionais da educação, estimulando assim o aprendizado. Mas também investimos na qualificação continuada dos nossos professores, e, em uma merenda melhor em nossas escolas. As conquistas que obtivemos até hoje são fruto e mérito do trabalho árduo de toda uma equipe e também da sociedade várzea-grandense”, declarou a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A gestora também comemorou a ampliação do número de vagas na rede municipal de ensino. “Em 2015 tínhamos 23 mil alunos na rede pública municipal. Ao final deste ano, com mais de 88% de escolas e creches novas, reformadas e ampliadas atenderemos 28.570 alunos. É um investimento pesado que demonstra nossa preocupação com a educação de nossas crianças e jovens”, disse.

No total, foram investidos mais de R$ 515 mil na revitalização e equipamentos da unidade que contempla 09 salas de aula, 01 laboratório de informática todo equipado, 01 sala multifuncional, 01 secretaria, sala de coordenação, direção, 04 banheiros, refeitório, cozinha e quadra esportiva coberta. A unidade atende da pré-escola ao 5º ano, com crianças de 04 a 11 anos totalizando 450 alunos sendo 60 pelo programa Escola em Tempo Ampliado (ETA).

“Tenho 38 anos de trabalhos prestados à rede municipal de ensino de Várzea Grande, pois sou professora concursada da rede e posso afirmar que nesses últimos cinco anos foi o período que mais se investiu no setor da Educação. Avalio como a maior valorização da qualidade do ensino municipal, seja em infraestrutura, formação continuada dos funcionários desde o guarda, merendeiras, professores até os gestores da secretaria; isso sem falar nos investimentos em cultura, esporte e lazer que também foram universalizados em nossa cidade”, declarou a secretária Interina de Educação, Esportes e Lazer, Benedita Ponce de Arruda.

A “EMEB José Estejo de Campos” também se destaca no seu Índice de Desenvolvimento da Educação Básica onde sua nota é 5.9 e a coloca entre as cinco melhores unidades de ensino do município.  “Esse é um indicador criado pelo governo federal para medir a qualidade do ensino nas escolas públicas e posso afirmar com certeza a inclusão da nossa escola em 2015 na Escola em Tempo Ampliado, o ETA, foi um dos principais fatores responsáveis por este resultado positivo”, informou o diretor da escola Gilmar Mussa de Moraes.

Além de destacar em seu discurso, o macroprojeto na área de Educação, desenvolvido na sua gestão, Lucimar Sacre de Campos, lembrou que até o final de agosto deste ano já foram aplicados 24,14% do orçamento municipal em Educação, dos 25% previstos na Constituição Brasileira.

“Em todos os anos aplicamos mais em Educação, do que o previsto em lei, porque nosso objetivo, desde as primeiras obras iniciadas ainda no segundo semestre de 2015, logo que assumi, foi o de proporcionar acomodações mais seguras e confortáveis aos alunos, professores e servidores da Educação. Estamos investindo pesado em obras de novas escolas, reformas, reparos, dentro de um conceito de padronização das escolas municipais. Este é um dos maiores programas de reforma de escolas públicas municipais e novas construções já realizadas na cidade, cujo levantamento indicou as unidades mais prementes para as intervenções de melhorias e investimentos, acordados com as necessidades dos bairros, para abertura de novas vagas”, pontuou.

A inauguração contou com a Banda Municipal de Música e apresentação de siriri cuiabano pelos alunos do ETA da unidade que oferece oficinas de dança, informática, teatro e apoio pedagógico.

A ESCOLA – Os cerca de 40 servidores da “Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) José Estejo de Campos”, comemoraram a revitalização da estrutura. “Nossa escola está mais atrativa e convidativa a estudar. As salas todas são climatizadas, os banheiros novos, cozinha arejada e agora temos de volta nossa quadra de esportes que há muitos anos precisava de reforma, pois é onde realizamos além de atividades esportivas, eventos de lazer como festas juninas e outras”, declarou a professora Melisia Gomes.

A professora Waldete da Guia Salasar Felipe explicou que sempre gostou de trabalhar na unidade de ensino e agora será melhor ainda. “Eu vejo nossa escola como referência no ensino. Nossa a escola se destaca pela equipe profissional, com pessoas responsáveis e comprometidas. Sempre gostei de trabalhar aqui e agora com o espaço físico aconchegante torna a escola melhor ainda para professores e alunos”, disse.

Para a coordenadora pedagógica da unidade, Jane Borges Ribeiro, a unidade de ensino é referência no bairro.  “Essa escola é referência para os moradores do bairro quando da execução de políticas públicas de outras áreas como a Saúde que desenvolve no local ponto de vacinação, a Assistência Social com seus programas, além de comemorações de datas. E, agora com a quadra reformada todos serão mais bem acolhidos”.

HOMENAGEM – A unidade de ensino municipal leva o nome de José Estejo de Campos, morador já falecido de Várzea Grande que era conhecido por levar o bem através da prática popular de benzer as pessoas. “Ele era um homem religioso, de muita fé e honesto, queria o bem de todos, benzia pessoas e animais com o objetivo de levar o bem a todos. Esta é uma homenagem merecida e que honra nossa família”, declarou a filha do homenageado, Maria Lourdes Amorim de Campos Almeida

 

Por: Rafaela Maximiano - Secom/VG