Alunos das Escolas Municipais de Educação Básica – EMEB Jayme Veríssimo de Campos Júnior, EMEB Eunice César de Melo e EMEB Abdala José de Almeida estão participando desde o início da semana do Programa Educacional de Resistência às Drogas – PROERD.  Em razão da suspensão das aulas presenciais decretada tendo em vista a prevenção e combate ao novo coronavírus, as aulas estão ocorrendo de forma online.

O Programa, que é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura de Várzea Grande, tem como objetivo prevenir, combater o uso de drogas entre crianças e adolescentes, bem como diminuir a violência praticada dentro e fora do ambiente escolar e familiar.

Segundo o instrutor do Programa, cabo PM/MT Edson Romoaldo, o Proerd tem como foco nas aulas o Modelo de Tomada de Decisão Proerd, que orienta os alunos a tomarem decisões baseadas na análise das consequências destas decisões. O 2° Comando Regional da PM, atualmente sob a administração do Coronel Josenildo tem a meta de capacitar as crianças de Várzea Grande e as mantê-las longe das drogas.

Por causa do distanciamento social provocado pela pandemia, este ano o Programa está atendendo os alunos do 5º ano da rede municipal de Educação por meio de plataforma on-line. “O Programa online terá o policial militar instrutor do Proerd ministrando aulas juntamente com o professor (a) da sala. Após 10 aulas, os alunos que cumprirem as atividades  do Programa receberão o certificado de participação” explicou o cabo Edson.

De acordo com a secretária interina, Benedita Ponce, a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer vem desenvolvendo um trabalho junto aos pais de alunos e comunidade escolar para promover a divulgação e estimular os alunos a participar do curso que, devido a este momento diferenciado, está sendo ministrado em encontros virtuais uma vez por semana, com datas e horários fixos pré-estabelecidos.

“Mesmo em meio à pandemia e todas as limitações impostas pelo risco a saúde de nossos alunos, os profissionais da Educação de Várzea Grande estão empenhados em levar a comunidade escolar mais conteúdo, mais atividades remotas, diversificando ações que possam garantir um avanço no aprendizado dos estudantes. O Proerd é um programa muito importante e tradicional dentro de nossa rede municipal e através do esforço, inovação e criatividade por parte da Polícia Militar e Prefeitura Municipal este ano conseguimos garantir essa parceria que só traz benefícios aos nossos alunos” declarou Benedita.