A entrega da UBS do Jardim Eldorado eleva para 55% a cobertura da Atenção Primária

Saúde e Prevenção

Unidade atenderá entre 12 a 20 mil moradores das adjacências

20/10/2020    463

Até o final deste ano de 2020, Várzea Grande vai superar os 80% de atendimento a Atenção Primária à Saúde, que são os primeiros atendimentos, exames e procedimentos médicos realizados para aqueles que necessitam do Sistema Único de Saúde (SUS), totalmente gratuito.

“Resgatamos oito obras que estavam com algum tipo de pendência e que estavam paralisadas, fizemos novas licitações, contratações e todas estarão prontas até o final deste ano e lançamos uma nova unidade que se encontra em processo licitatório para assim termos unidades que promovem o atendimento da saúde da população de Várzea Grande em todas as regiões”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos ao entregar a quarta Unidade Básica de Saúde, no Jardim Eldorado, bairro que vem sendo contemplado com outras obras como a pavimentação de ruas e avenidas.

A prefeita lembrou que já foram entregues as UBS dos Bairro São Simão, Aurília Salles Curvo, Santa Izabel e agora o Jardim Eldorado e que ainda em outubro serão entregues as obras da UBS da Construmat.

Ela frisou que pretende entre novembro e dezembro entregar as obras das UBS do São Matheus, Cabo Michel e Jardim Maringá e lançar as obras da UBS do Residencial José Carlos Guimarães.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Diógenes Marcondes frisou que a saúde em Várzea Grande avançou e muito e tende a melhorar, lembrando que a prefeita Lucimar Sacre de Campos prioriza o setor ao ponto de investir uma média de 30% das receitas anualmente, quando a legislação fala em 15% para municípios, 12% para os Estados e sem percentual para o Governo Federal.

“Atualmente já estamos atendendo a mais de 55% da população que necessita do suporte do Poder Público Municipal em conjunto com o Estado e o Governo Federal para realizarem consultas, vacinas, curativos, coletas para exames laboratoriais entre outros e até mesmo atendimentos de urgência e emergência até o encaminhamento para áreas especializadas de forma referenciadas para a posterior continuidade do tratamento e encerramento dos casos, pois buscamos resultados”, disse o secretário.

Diógenes Marcondes lembrou que a Rede de Atenção Primária reúne as unidades de saúde que fazem a estratégia da saúde da família; as Clínicas de Atenção Primária que são as antigas Policlínicas que também foram reformadas, ampliadas e revitalizadas e os Centros de Saúde.

“O nosso principal foco é cuidar das pessoas e a área da Saúde é fundamental. Ampliar a Rede de Atenção Básica é essencial para deixar as unidades de alta complexidade, como o Hospital e Pronto Socorro e as Unidades de Pronto Atendimento as UPAS 24h - IPASE e Cristo Rei para os casos mais urgentes”, disse a prefeita enaltecendo os esforços de todos os servidores públicos, quer sejam os da Saúde, Obras, Serviços Públicos, por fazerem a diferença da Administração Pública, que oferta serviços de qualidade ao cidadão várzea-grandense.

As UBS fazem parte de um 'pacote' de 9 unidades básicas que estavam com as obras paralisadas e totalmente abandonadas, mas que foram retomadas pela atual gestão e integram investimento global de mais de R$ 10 milhões na construção dessas unidades, com o objetivo de ampliar o atendimento à população em Saúde Básica.

Como lembrou o secretário de Saúde, Diógenes Marcondes, durante a entrega da unidade, mais de 90% dos problemas relacionados à saúde são resolvidos nas unidades básicas, fazendo valer o atendimento preventivo. “Em 2015 quando Lucimar Campos assumiu os destinos da cidade, menos de 20% da população tinha acesso a Atenção Básica a Saúde. Hoje com estas unidades já entregues elevou - se em 55 % de cobertura da Atenção Primária a Saúde no município e com o término das obras e colocando para funcionar as demais unidades elas estarão estruturadas para 80% de cobertura, até o final do ano” explicou o secretário.

Homenagem: A UBS do Bairro Eldorado leva o nome do Pastor Álvaro Ribeiro Rocha (in memoriam), funcionário Público da prefeitura Municipal de Várzea Grande e ex-vereador.

Tanto o Senador Jayme Campos como a esposa Rosemeire Oliveira Rocha, foram unânimes ao afirmar e enaltecer a dedicação em vida de Álvaro Rocha aos mais necessitados, deixando legado de vida. “Um homem quieto, forte e convicto de suas ações em prol ao próximo, sempre preocupado em fazer o bem. Temos orgulho dos projetos deixados pelo Pastor Álvaro, principalmente como o da Casa de Apoio e Recuperação, que trabalha com as pessoas fragilizadas pelo álcool e drogas. Uma vida dedicada ao próximo, um bom homem”, destacou o senador Jayme Campos.

Por: Da Redação - Secom/VG