Distrito de Limpo Grande recebe obras de reforma e revitalização da unidade de saúde

Desenvolvimento Para Todos
Distrito de Limpo Grande recebe obras de reforma e revitalização da unidade de saúde

Investimentos em 2020 no Distrito de Limpo Grande superaram os R$ 6 milhões entre pavimentação asfáltica e reforma, ampliação e revitalização da escola municipal e da unidade do Programa de Saúde da Família


04/11/2020    295

Mantendo ritmo acelerado na realização de obras e execução de ações de interesse da população, a prefeita Lucimar Sacre de Campos entregou a reforma, ampliação e revitalização da Unidade Programa Saúde da Família (PSF) no Distrito de Limpo Grande que em 2020 foi contemplado com as obras da interligação asfáltica com o centro de Várzea Grande e com a reforma e ampliação da única Escola Municipal de Educação Básica, obras que somam R$ 6 milhões em investimentos.

“Estamos garantindo o direito de todos a ter acesso a saúde, educação, infraestrutura e principalmente social, formando uma rede de qualidade de vida para nossa gente, pois o Distrito de Limpo Grande é um dos mais antigos e guarda importante parte de nossa cultura e tradição que são as rede criadas no tear e que ganharam todo o mundo e são conhecidas como redes cuiabanas por serem tradicionais e feitas desde antes da fundação e emancipação de Várzea Grande, mas na realidade são uma cultura várzea-grandense”, disse a prefeita Lucimar Sacre de Campos.

A chefe do Poder Executivo reafirmou seu compromisso com a saúde pública que sempre recebeu e está recebendo atenção redobrada da gestão municipal em tempos de pandemia e garantiu o funcionamento da única unidade de saúde pública na localidade para os primeiros atendimentos e aplicação vacinas, e anunciou que em breve um gabinete odontológico será instalado naquela unidade que foi reformada, ampliada e revitalizada.

Neste ano de 2020, o distrito de Limpo Grande o único que não tinha interligação com o centro da cidade pavimentado recebeu 4 quilômetros de asfalto novo, garantindo assim que todos os distritos de Várzea Grande estejam interligados por pavimento asfáltico. Também foi entregue, a reforma geral e ampliação da única unidade escolar pública da localidade, a EMEB Euraíde de Paula.

“É muito importante ver o Poder Público atendendo a população em suas necessidades e muito mais ver os resultados como a horta da escola municipal e o desempenho dos alunos, mesmo em tempo de pandemia”, assinalou.

Com a entrega realizada pela prefeita Lucimar Sacre de Campos, mais de 120 famílias passam a ser beneficiadas diretamente com o PSF ‘Joana Conde Pereira - Dona Tuta – (in memorian - parteira da Região rural). A unidade foi entregue totalmente equipada, com novos móveis, climatizada em todos os ambientes e com equipes. 

“Com esta entrega aliadas as outras frentes de trabalho em estruturações, reformas, ampliações e novas obras que já foram entregues à população nos mesmos moldes de qualidade na área da Saúde, a atual gestão avança na humanização do setor, com o planejamento de reestruturação da Atenção Básica, com foco nos atendimentos em saúde preventiva nos bairros, na área rural, principalmente onde está a população que mais precisa da atenção do poder público”, avaliou o secretário de Saúde Diógenes Marcondes.

Ele disse que com as obras previstas para serem entregues ainda em 2020, Várzea Grande vai atingir a 80% da Atenção Básica, aonde são realizados os primeiros atendimentos da área de saúde que em 2015, quando a prefeita Lucimar Sacre de Campos assumiu, não chegava a 20%.

“Levar Saúde mais próximo das pessoas que mais precisam do poder público, é uma das metas da minha gestão, e isto está sendo feito na área da Saúde Pública. São esforços que representam e muito na vida de cada um que necessita dos serviços da Rede SUS de Várzea Grande. Por isso a entrega de mais essa unidade de saúde totalmente reformada é a prova de que estamos avançando no compromisso de reestruturar a Atenção Básica, aumentando sua cobertura de atendimento, que ao final do ano chegaremos em 80%. São ambientes mais humanizados para o atendimento dos várzea-grandenses”, disse a prefeita Lucimar Campos.

A prefeita enfatizou ainda que Várzea Grande continuará seu caminho de desenvolvimento contabilizando obras entregues, concluídas e em pleno usufruto da população. “Uma cidade como a nossa não pode parar. Com zelo, respeito ao erário público, trabalho, dedicação e confiança de muitos parceiros, seguimos produzindo e entregando obras para o usufruto comum de todos os cidadãos”, disse ela.

“O nosso objetivo é ofertar na zona rural o serviço e a qualidade para que nossa população seja bem atendida, da mesma forma que as unidades mais centrais. O momento pede, sobretudo, investimentos na saúde e a preservação de vidas. Mesmo enfrentando este crítico momento de pandemia à Covid-19, nossas equipes do SUS seguem trabalhando em todas as áreas de prevenção as doenças. A UBS vai beneficiar toda a população da região com a prestação de um serviço de qualidade”, afiançou Diógenes Marcondes.

“A Unidade conta com espaço para atendimentos gratuitos em consulta médica, clínica geral, enfermagem, além de serviços como: inalações, injeções, curativos, vacinas, coleta de exames laboratoriais, encaminhamentos para especialidades e fornecimento de remédios, aferição de pressão, testes de glicemia, atendimento do Bolsa Família e todas as informações referentes a prevenção e promoção a saúde de cada morador desta comunidade”, explicou a enfermeira responsável pela unidade, Thaís Helena da Mata Campos .

Fora isto, a unidade conta com uma conservadora de vacinas entre as mais modernas, sala para material de exames ginecológicos, sala de vacinas.

Dona Núbia Carolina, moradora da comunidade de Limpo Grande, disse que possui 4 filhos e utiliza os serviços do PSF, desde o pré-natal de seus filhos e agora, acompanha as vacinas e a saúde preventiva deles. Meu marido é nascido e criado aqui nesta comunidade, ele conta que ‘Dona Tuta’- que leva o nome do UBS -, sempre foi uma mulher alegre e ajudava sempre a todos. “Quando o assunto era saúde, nós da comunidade os mais velhos, sempre recorríamos a ela, muitos dos mais antigos nascerem em suas mãos, uma parteira dedicada. Agora com o PSF todo reformado, teremos um atendimento mais humano e digno, porque os médicos e enfermeiros são pessoas que já nos conhecem e acompanham cada passo da nossa saúde. Obrigado prefeita Lucimar Campos, pelo asfalto, escola e agora a reforma geral desta nossa unidade de saúde, tudo pertinho, na rua asfaltada”, contou ela.

Por: Da Redação - Secom/VG