Aderindo à campanha mundial que busca conscientizar sobre a importância do cuidado com a saúde do homem, o Novembro Azul, dedicado à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de próstata, é que a Secretaria Municipal de Saúde desenvolve uma programação especial em Várzea Grande, com foco na promoção da saúde, e no incentivo para que os homens busquem o atendimento médico preventivo de doenças que atingem a população masculina. Com este objetivo, a pasta vai promover uma série de palestras e ações voltadas para o público-alvo, em algumas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e Unidades da Saúde da Família, conforme programação.

A abertura oficial da Campanha em Várzea Grande será no dia 6 de novembro (sexta-feira), na Unidade Básica de Saúde do bairro Santa Isabel, a partir das 8h.

Segundo a Superintendente da Atenção Básica e Secundária em Saúde, Lucélia Cristina e Lima Lopes, em todas as unidades serão oferecidos gratuitamente pela Secretaria Municipal da Saúde testes rápidos de sífilis, HIV e hepatites; aferição de pressão arterial e verificação de glicemia, além da solicitação de exame de marcador de próstata - PSA -.

Lucélia Cristina orienta que todos os homens com 45 anos ou mais devem realizar o exame anualmente. “É importante aos homens que há mais de um ano não passou por consulta médica, após atingir esta idade, que faça o exame de urina e PSA, procure a Unidade Básica de Saúde (UBS) do bairro, principalmente se apresentarem sintomas como dificuldade para urinar, ir várias vezes ao banheiro à noite ou com histórico familiar da doença. É importante o homem passar pelo clínico. Caso os exames estejam alterados, será encaminhado ao médico urologista regulado na Rede SUS. Confirmada a doença, o tratamento é feito em Hospital de Referência ”, informou.

Ainda segundo Lucélia Cristina, o diagnóstico precoce da doença e início do tratamento evita mortes por câncer de próstata. “É preciso fazer acompanhamento, o trabalho preventivo nas UBSs para reduzir casos de morte pela doença”, advertiu. Outro ponto lembrado pela superintendente diz respeito ainda ao tabu em torno dos exames necessários, principalmente o de toque. “Primeiro é preciso pensar na saúde e por isso, é fundamental a nossa população masculina não deixar de se cuidar enquanto é tempo”, alertou.

A programação vai contemplar uma série de palestras e atendimentos específicos e realização de exames. As equipes de médicos e enfermeiros, além dos agentes Comunitários de Saúde - que farão busca ativa - de casa em casa – estão aptas e preparadas para os atendimentos específicos do ‘Novembro Azul’.

“Para  prevenir o câncer de próstata, e só fazendo os exames periódicos, e os fatores que mais ajudam a prevenir o câncer de próstata estão:Ter uma alimentação saudável, manter o peso corporal adequado, praticar atividade física, não fumar, evitar o consumo de bebidas alcoólicas. São algumas dicas para uma vida melhor”, afiançou Lucélia Cristina.

Confira a Programação:

DIA 06: Unidade Básica de Saúde - UBS Santa Isabel - Abertura Oficial - 8h, período vespertino haverá atividades e realização de exames. Nas demais unidades as ações acontecerão das 8 às 17h.

DIA 11: UBS do Capão Grande; DIA 12: UBS do bairro Marajoara; DIA 13: UBS do Nª Srª da Guia; DIA 16: Manga; DIA 17: Unidade Saúde da Família - USF- Aurília Curvo; DIA 18: Água Vermelha - Construmat -; DIA 19: Policlínica Cristo Rei; DIA 26: USF Vila Arthur; DIA 27: USF São Matheus.