Em razão do Dia Mundial de Luta Contra a Aids, celebrado internacionalmente neste 1º de dezembro, a Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande realiza uma semana com programação voltada a prevenção e orientação da doença. A novidade na campanha deste “Dezembro Vermelho” será o auto teste de HIV, onde o usuário poderá realizar seu próprio teste.

“A campanha do Dia Mundial de Luta contra a Aids deste ano em Várzea Grande tem o objetivo de discutir, mais uma vez, as questões relacionadas à vulnerabilidade ao vírus entre a população em geral e entre os profissionais de saúde; sobre as pessoas que vivem com o vírus HIV, e, testaremos o maior número de pessoas possíveis nesta semana em alusão ao dia mundial de combate a AIDS, com estimativa de atingirmos ao menos mil testes”, detalha o gerente do programa municipal de Infecções Sexualmente Transmissíveis/Aids e Hepatites Virais, João Paulo Alcântara Ortega.

Segundo o coordenador as infecções sexualmente transmissíveis (IST), principalmente o vírus da imunodeficiência humana (HIV), têm apresentado crescimento não apenas em relação ao número de casos, como também no que se refere à diversidade de populações atingidas.

“Dados apresentados no último boletim epidemiológico revelam que, em relação à Aids, houve aumento da incidência nas região Centro-Oeste, sobretudo no início da vida sexual. Por isso a necessidade de ações educativas voltadas para prevenção, tratamento precoce da Aids e de outras infecções sexualmente transmissíveis, além de reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com portadores da doença”, explica.

A campanha que teve início segunda-feira, 30 de novembro, com o “Preservativaço” onde equipes da Secretaria de Saúde realizaram a distribuição de folders educativos e preservativos em pontos estratégicos e de grande fluxo de pessoas.  A exemplo de postos de gasolina na Rodovia dos Imigrantes, no Trevo do Lagarto junto ao posto da Polícia Rodoviária Federal, na Rodoviária, no Terminal André Maggi, academias de ginástica e bares da cidade.

“Essas ações pontuais de panfletagem ocorrerão durante toda a semana, com destaque para um ponto de atendimento que instalamos no Conselho Estadual das Cidades (CEC-MT) Ganha Tempo do Várzea Grande Shopping, mas durante todo o Dezembro Vermelho as unidades de saúde do município darão atenção especial à campanha com a testagem rápida e a entrega de preservativos e panfletos”, enfatiza João Paulo Alcântara Ortega.

São parceiros da campanha a ONG Resgate da Vida, Univag e Várzea Grande Shopping.

Confira a programação com pontos estratégicos:

01 a 04/12 – “FIQUE SABENDO”

Intensificação da testagem rápida de HIV nas unidades básicas de saúde.

Período: Integral

Local: todas as unidades de saúde do município

Terça-feira (01/12) – BLITS FIQUE SABENDO

Panfletagem e entrega de preservativos e a realização de testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatite B e C.

Período: 10h as 16h

Local: GANHA TEMPO – VG Shopping

Quarta-feira (02/12) – Palestra “ASSIM PEGA, ASSIM NÃO PEGA”

Núcleo Psicossocial/Juizado Especial Criminal de Várzea Grande-MT – UNIVAG