A Prefeita de Várzea Grande, Lucimar Sacre de Campos, foi homenageada pela Guarda Municipal por acreditar e investir no projeto “A Arte de Proteger”.  Por meio da técnica do teatro de fantoches, a ação desenvolve junto a crianças de creches e do ensino fundamental no município a educação no trânsito, a prevenção à violência sexual, ao uso de drogas, à Covid-19, a violência contra mulheres, a preservação ao meio ambiente e o combate ao trabalho infantil.

“Apesar de existir a 15 anos em Várzea Grande, somente na atual gestão é que o projeto ‘A Arte de Proteger’ recebeu investimentos e pode alcançar seu real objetivo de educação e prevenção aos pequenos cidadãos várzea-grandenses”, disse o secretário municipal de Defesa Social e comandante da GM, Evandro Homero Dias.

Homero destacou que os agentes da Guarda Municipal envolvidos no projeto, puderam a partir de 2015 se dedicar exclusivamente e receberam novos personagens de fantoche além de equipamentos necessários para a ação como: notebook, data show, caixa de som, microfone auricular e um veículo exclusivo do projeto.

“Alcançamos um maior número de crianças e temos uma estrutura apropriada para o trabalho. Todas as peças teatrais são escritas por nós. Também realizamos palestras sobre os temas pertinentes e vimos que esse trabalho de educação é multiplicado pelas crianças a seus familiares. O resultado é bastante compensador”, declarou a agente da GM, Inês Guimarães.

Já a agente Eliza Fraulen, afirmou que se sente orgulhosa por integrar o projeto. “Me orgulho do trabalho desenvolvido e gostaríamos de compartilhar essa felicidade com a prefeita Lucimar Sacre de Campos que tornou o projeto realidade”.

A gestora municipal disse estar honrada com a homenagem e que Várzea Grande é uma cidade que cresce muito e que acredita na educação das novas gerações como força de transformação social. “Investimos na Guarda Municipal, com equipamentos e capacitações, para que a instituição de segurança municipal pudesse fazer parte e atuar junto à sociedade. O teatro de fantoches é muito importante sim e também recebeu investimentos. É um imenso orgulho receber essa homenagem. Sempre trabalhamos pelo bem maior da nossa querida Várzea Grande. Agradeço pelo carinho e homenagem, e quero aqui afiançar que a presença desse projeto no nosso município, faz a diferença na educação do trânsito e no combate às drogas e consequente formação de um cidadão mais consciente”, agradeceu a prefeita.

O prefeito eleito Kalil Baracat, participou da homenagem e destacou a importante atuação da Guarda Municipal. “A Guarda Municipal está de parabéns por estimular os alunos a exercerem sua cidadania e conscientizá-los sobre a importância de valores morais, éticos e sociais. E a prefeita Lucimar também está de parabéns por inovar com mais este projeto”.