Várzea Grande recebeu o maior programa de pavimentação asfáltica de sua história
Gestão Lucimar Campos

Várzea Grande recebeu o maior programa de pavimentação asfáltica de sua história

Foram 251 quilômetros de novas ruas e avenidas pavimentadas, outros 267 quilômetros de recapeamentos e 164 bairros beneficiados.

Várzea Grande encerra o ano de 2020, com 251 quilômetros de novas ruas e avenidas pavimentadas, outros 267 quilômetros de recapeamentos e 164 bairros beneficiados. Ou seja, ao menos 70% das vias públicas da cidade foram renovadas, fruto de seis anos de investimentos do maior programa de pavimentação asfáltica já vivido pela cidade. As aplicações de recurso somaram R$ 178 milhões, oriundos de financiamentos junto ao Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal, além de contrapartida do Tesouro Municipal.

Os investimentos na infraestrutura da cidade também ocorreram com a construção de mais de 167 obras de grande vulto na ordem de R$ 500 milhões entre recursos públicos municipais, estaduais e federais nas áreas de saúde, de esporte e lazer, e, educacional. A exemplo, das Unidades de Pronto Atendimento no Grande Cristo Rei e Ipase, Unidades Básica de Saúde novas, Pronto-Socorro repaginado e totalmente equipado; o Complexo Esportivo Júlio Domingos de Campos – Fiotão; o Estádio de Várzea Grande, Dito Souza, as novas Vias Zeid e 31 Esportivas além de inúmeras praças públicas reformadas; obras de abastecimento de água, novos Centros Municipais de Educação Infantil e as escolas municipais totalmente reformadas.

Consideradas entre as maiores obras de intervenção rodoviária municipal e de desenvolvimento econômico dos últimos anos estão: a duplicação de 10 quilômetros da Avenida Senador Filinto Muller, a Avenida Zeid Esportiva, a revitalização do Parque Ambiental Bernardo Berneck e da Orla de Várzea Grande.

“Sabemos que os elementos fundamentais para o crescimento e desenvolvimento de uma cidade são os investimentos em infraestrutura e nesse contexto o setor público se mostra como um dos fomentadores dessa importante variável. Com tudo que realizamos nestes seis anos temos hoje uma cidade com os bairros mais integrados, com novas ruas e avenidas que valorizaram os imóveis, oferecem mais qualidade de vida aos cidadãos, escolas novas, todas as regiões da cidade cobertas por Unidades de Saúde novas, áreas de lazer e esporte; é um cenário que favorece o crescimento econômico de Várzea Grande”, resumiu a prefeita de Várzea Grande Lucimar Sacre de Campos.

A gestora também avalia que a previsão era para 200 km de novas ruas e avenidas pavimentadas além de 100 km em recapeamento. “Conseguimos ao longo da gestão ampliar esses números sem aumentar os recursos investidos. Alcançamos mais 51 km de pavimentação nova e 167 km de recapeamento. Isso sem falar nas operações de manutenção com operações tapa buraco, patrolamento, implantação de meio fio e recuperações de bocas de lobo”, citou a gestora.

A economia nas licitações também favoreceu que novos bairros fossem beneficiados. Ao todo, 67 bairros receberam novas pavimentações de ruas e avenidas drenagem, além da construção de galerias pluviais, colocação de meio fio, guias e sarjetas. Cinquenta e cinco bairros tiveram ruas recapeadas, 25 bairros receberam a operação tapa-buraco e 09 bairros tiveram a colocação de meio-fio.

Para o secretário de Infraestrutura, Viação e Obras do município, Luis Celso de Moraes, a pavimentação leva além de reorganização da cidade, a possibilidade de novas rotas de ônibus, integração entre bairros e impulsionamento econômico da cidade. “A atual gestão trabalhou com zelo na aplicação dos recursos públicos, quando falamos em pavimentação estamos falando de levar infraestrutura à cidade, qualidade de vida, dignidade aos cidadãos que pagam seus impostos e também a realização de sonhos para muitos moradores”.

Os moradores dos bairros beneficiados confirmam a melhoria da qualidade de vida e valorização imobiliária. A exemplo da dona de casa Rose Maria de Jesus, moradora a 10 anos do bairro Itororó, afirma que a nova pavimentação representa saúde e dignidade. “Esse asfalto representa valorização dos imóveis e dignidade para todos aqui do bairro. Agora tem até meio fio, falta eu fazer a calçada. Também representa saúde para nós. Tenho um filho com problema respiratório que se agravava com a poeira e sofria muito. Agora só alegria”.

Para a aposentada Maria de Lourdes Godoy asfalto novo representa o fim do pó e da lama. “Convivíamos com muito pó e lama. Às vezes os filhos nem queriam vir visitar a gente para não estragar o carro e também porque não dava para passar aqui na rua. Agora com o asfalto, já acabou o pó, a lama, é só felicidade. Melhorou muito nossa vida, vai até valorizar minha casa”, comemora.

Eliane Jane de Moraes declarou que esperou 27 anos para ver o asfalto chegar em frente a sua residência e agora terá maior qualidade de vida. “Estou muito feliz, nem sei quantificar o quanto, minha casa vai ficar mais limpa, pois não teremos mais pó. Asfalto é tudo de bom”.

O mecânico Lélis Dias de Oliveira afirmou que “asfalto significa muito para todo mundo, a cidade fica mais bonita e até os acidentes diminuem, por acabarem os buracos. Ficou muito bom a prefeita está de parabéns”.

Os bairros atendidos com novas pavimentações foram: Vila Artur 1ª Etapa, Vila São João, Frutal de Minas, Parque Nova Era, Jardim Paula I e II, Jardim União, Cristo Rei, Hélio Ponce, Joaquim Curvo, Nova Era, Asa Branca, Santa Isabel, Alameda, Vila Vitória, 23 de Setembro, São Mateus, Souza Lima, Vila Arthur, Ponte Nova, Mapim I, II e III, São Simão, Ouro Verde, Ipase, Pirinéu, Estrela Dalva, Nova Fronteira, Portal da Amazônia, Parque Atlântico, Centro e Centro Sul, Cidade de Deus, Jardim Esmeralda, Costa Verde, Eldourado, Jardim Glória I e II, Avenida Pantaneira, rua Dr. Joaquim Tanajura, duplicação da Avenida Filinto Muller, Parque Mangabeiras, Rua China, Maringá, Princesa do Sol, Manancial, Bomsucesso, Jardim Alá I, Jardim União, Colinas Verdejantes, Jardim dos Estados, Jardim Potiguar, Construmat, Ouro Branco, Ikaraí, Jardim Itororó, Capela do Piçarrão, São Mateus, Parque Sabiá, Costa Verde, Santa Maria, Marajoara II, Manga, Embaúval, Planalto Ipiranga e Vitória Régia.

Bairros atendidos que receberam recapeamento: Jardim dos Estados, Vitória Regia, Figueirinha I, II e III, Água Limpa, 13 de Setembro, Ipase, Ponte Nova, Dom Orlando Chaves, Alameda, Joaquim Curvo, Jaime Campos, Cristo Rei, Cohab Jaime Campos, Cohab Cristo Rei, Jardim Glória I e II, Parque do Lago, Jardim Maringá I, II e III, Jardim Primavera, 15 de Maio, Nova Várzea Grande, Limpo Grande, estrada da Praia Grande, Distrito Industrial, Aeroporto, Centro, Embaúval, Manga I, II, Jardim Paula I e II, Avenida Dr. Paraná, Jardim dos Estados, Noize Curvo, 08 de Março, Jardim Alá, Solares do Tarumã, Helio Ponce, Alameda Júlio Muller, Construmat, Santa Clara, Paulo Leite, Souza Lima, Pai André, Ikaraí, São Jorge, Santa Maria, 07 de Maio, São Matheus, Mapim, 23 de Setembro e Manga.

Os bairros atendidos com manutenção de pavimentação (tapa-buraco) foram: Centro, Cristo Rei, Rincão, Jardim Glória I, Embaúval, João Baracat, Jardim Aeroporto, Alameda, Avenida Ulisses Pompeu, Residencial Carlos Gomes, Cabo Michel, Jardim dos Estado, Mapim, Filinto Muller, Jardim Imperador, São Mateus, Manga, Construmat, Nova Várzea Grande, Jardim Glória II, Ouro Verde, Parque do Lago, Ikarai, Novo Horizonte e Jardim das Flores.

Bairros com colocação de meio fio: Costa Verde, Centro Sul, Ouro Verde, Avenida 31 de Março, Cristo Rei, São Mateus, Maringá I, II e III.