Serviços Públicos revitalizou 23 praças, implantou lâmpadas Led e modernizou as frotas de ônibus e coleta de lixo.
Gestão Lucimar Campos

Serviços Públicos revitalizou 23 praças, implantou lâmpadas Led e modernizou as frotas de ônibus e coleta de lixo.

As praças novas e revitalizadas possuem em sua maioria espaços infantis, academia de saúde e musculação, bancos modulares, pavimentação, arborização, rampas de acessibilidade, palco de apresentações culturais, paisagismo e iluminação de led.

Várzea Grande conta hoje com 23 praças, entre espaços de lazer, esportivos e de ginástica ao ar livre. Todos construídos ou reformados na Gestão Lucimar Campos. O projeto de reurbanização da cidade desenvolvido pela secretaria municipal de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana contemplou também a renovação da frota de ônibus com 40 novos veículos e 100 novas linhas operantes, modernização das luminárias das praças e avenidas de toda a cidade, sinalização viária, modernização da frota de coleta de lixo, entre outros. 

“Nossa secretaria é a responsável pela manutenção de todos os serviços públicos da cidade com a coleta de lixo, limpeza das ruas, bocas de lobo e córregos, sinalização viária, iluminação, entre outros. Por isso, nenhuma rua ou bairro da cidade deixou de ser atendido pelas nossas equipes. Atualmente, o município oferece espaços de lazer novos e revitalizados, possui uma melhor mobilidade urbana e consequente qualidade de vida. As praças novas e revitalizadas possuem em sua maioria espaços infantis, academia de saúde e musculação, bancos modulares, pavimentação, arborização, rampas de acessibilidade, palco de apresentações culturais, paisagismo e iluminação de led, que tornaram os locais mais seguros e agradáveis para a população”, avalia o secretário de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Breno Gomes. 

O ordenamento dos espaços públicos, sobre tudo de lazer, foi o carro chefe da secretaria. “A construção das praças, Espaços Fit VG e áreas para a prática de esporte, caminhadas, quadras poliesportivas, realização de feiras e eventos da comunidade, são investimentos em cidadania, pois são espaços públicos vitais para a revitalização do meio urbano de Várzea Grande símbolos da urbanidade com memórias e identidades locais”, enfatiza o secretário. 

Breno Gomes lembra que abertura de novas linhas de ônibus, a renovação da frota de coletivos urbanos e a manutenção da sinalização viária e iluminação pública completam o projeto de modernização viária da cidade. “A mobilidade urbana passa pelos quesitos de deixar fluir melhor o trânsito com uma correta sinalização; sinalização e iluminação das ruas e espaços públicos com eficiência e economia; novas linhas de ônibus para atender principalmente os bairros mais distantes da região central; e, segurança no transporte público com veículos e pontos de ônibus novos”, cita. 

O secretário também elenca que de 2015 a 2020 foram implantadas mais de 2 mil placas de sinalização, 85 novas faixas de pedestres, implantados semáforos inteligentes em toda a cidade, além da manutenção da sinalização viária de todo o município com 20km na área central readequados. 

“Modernizamos a iluminação de todas as praças e avenidas de Várzea Grande, estendemos a rede de iluminação em 1.600 metros de ruas que não possuíam, implantamos 400 novos postes com luminárias completas, colocamos 200 novos braços, substituímos mais de 1.500 luminárias de led e realizamos a manutenção de mais de 62 mil pontos de iluminação publica”, enumerou Breno Gomes. 

Os números citados pelo gestor integraram o programa de Expansão da Iluminação Pública na cidade que consistiu na expansão da rede, reforço, manutenção e substituição de lâmpadas, implantação e troca de postes. O principal modelo utilizado neste projeto foram as lâmpadas de Led, que possibilitam uma economia de até 48% em energia.  

Entre as principais avenidas beneficiadas a Couto Magalhães, a Alzira Santana, Zeide Sacre (Avenida Mil), e, a Avenida Mário Andreazza em seus dois sentidos. A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana também foi a responsável pela implantação da coleta seletiva no bairro Nova Canaã e realizou a coleta de ao menos 60 mil toneladas de lixo por ano. 

 

Confira as praças inauguradas: Praça do Parque do Lago, Praça do Mapim, Praça “Luiz Ricardo Oliveira Patrício – Lombriga” no Asa Bela, praça ”Elucimar Teodoro Borges” e o Espaço Fit 14 VG ambas no bairro Construmat, “Edmar Ribeiro da Silva” na Vila Sadia, “Armando Reslan Salem” no centro em frente à Todimo, “Luiz Fernando de Moraes Campos – O Cê que Sabe”, no Asa Bela, “Ederson Nobre de Amorim – Pitico” no Santa Isabel, “Coronel Helton Vagner Martins” no Jardim Imperial, “Prefeita Sarita Baracat de Arruda no centro, “Maria Sebastiana de Campos” com monumento à Nossa Senhora do Carmo no centro, “General Couto Magalhães” no centro, Praça do complexo esportivo do Fiotão com espaço FIT no centro, “Nhana Santa”na rua Fenelon Muller região central, “Antonio Sotero de Almeida” no Parque do Lago, “Olívio Pintor” no Jardim Glória, “Aurea Brás” no Cristo Rei, complexo esportivo “Ari Leite de Campos” no São Mateus com quadra poliesportiva, praça e espaço fit; Espaço FIT 1 VG e pista de caminhada no residencial Alice Gonçalves de Campos, Espaço FIT 2 VG, no Cristo Rei ao lado da biblioteca e do CMEI São Domingos Sávio, Espaço FIT 4 VG e complexo esportivo “Artur Bento Veronez” no Jardim dos Estados, a Avenida Zeid Esportiva e a Via 31 Esportiva.