Prefeitura amplia serviços no setor de mobilidade urbana
MAIS SEGURANÇA

Prefeitura amplia serviços no setor de mobilidade urbana

Uma boa sinalização é fundamental para garantir um trânsito mais seguro para motoristas e pedestres. Trabalho de pinturas das faixas é executado à noite, justamente para não comprometer a segurança do trânsito

Melhorar a mobilidade urbana, manter as vias devidamente sinalizadas e garantir uma maior fluidez no trânsito, além de proporcionar mais segurança aos motoristas e pedestres são fatores que levaram a Prefeitura Municipal de Várzea Grande a ampliar o trabalho de revitalização de faixas de pedestres em diversas regiões da cidade.

A nova pintura faz parte do planejamento estratégico de ações e serviços definidos pela equipe técnica da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana pare serem executados no decorrer deste ano.

Como explica o titular da pasta, Breno Gomes, neste primeiro momento a Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana está priorizando vias em frente às unidades de saúde, igrejas e templos, cruzamentos perigosos, avenidas onde se concentram grande fluxo de veículos e locais com altos índices de acidentes.

“Nestes dois meses já realizamos a revitalização de 10 faixas de pedestres em diversas regiões da cidade, e instalamos três novas faixas, sendo uma na Alzira Santana e duas faixas elevadas na extensão da Avenida principal do bairro Santa Isabel”, informou.

O secretário lembra que uma boa sinalização é fundamental para garantir um trânsito mais seguro para todos além de proporcionar maior visibilidade, aumentando ainda mais a atenção dos motoristas que são obrigados a diminuírem a velocidade ao passar por estas faixas, facilitando a travessia de pedestres. “Vale ressaltar que o trabalho de pintura das faixas é executado à noite, justamente para não comprometer a segurança do trânsito”, acrescenta.

De acordo com Breno Gomes, no ano passado, o município de Várzea Grande investiu cerca de R$ 1 milhão em valores arrecadados através do pagamento de multas de infrações de trânsito, o que possibilitou novas sinalizações verticais e horizontais nas principais ruas e avenidas.

O secretário também elenca que de 2015 a 2020 foram implantadas mais de 2 mil placas de sinalização, 85 novas faixas de pedestres, implantados semáforos inteligentes em toda a cidade, além da manutenção da sinalização viária de todo o município, totalizando 20 km entre a área central e regiões. “Esse trabalho nada mais é do que a aplicação correta dos recursos públicos que voltam para a população em ações e serviços”.

FAIXA TERMOPLÁSTICA: Também conhecida por ‘pintura quente’, a faixa termoplástica se destaca tanto no quesito visual como também na questão do efeito sonoro de alerta aos motoristas. O material possui resina de alta qualidade e aderência, é indicado para vias que recebem trânsitos pesados e com alto fluxo de veículos, o que acaba comprometendo a durabilidade e o desgaste da faixa. Essa tecnologia já foi usada em faixas existentes na região central, bem como em toda a extensão da Avenida Couto Magalhães.

REDUTORES DE VELOCIDADE: A secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana têm investido também nos redutores de velocidade. De acordo com o Coordenador de Mobilidade Urbana, Cidomar de Arruda, de janeiro até o momento foram implantados 18 redutores de velocidade (semáforos), em 13 pontos da cidade, dentre eles o Mapim, Residencial José Carlos Guimarães, Residencial Jacarandá, Ikaray, Distrito de Bonsucesso, bairro da Manga, Flor do Ipê e Cristo Rei.

Outras melhorias no setor de mobilidade urbana são a instalação de 132 placas de sinalização, o que vem proporcionando mais segurança à população.

Como explica Cidomar Arruda, essas ações são necessárias, uma vez que essas medidas estão conseguindo reduzir o alto índice de acidentes automobilísticos causados, principalmente, pelo excesso de velocidade.