Procon realiza mutirão on-line de renegociação de dívidas
NOME LIMPO

Procon realiza mutirão on-line de renegociação de dívidas

As conciliações - que acontecem entre os dias 15 e 31 de março - serão realizadas exclusivamente pela internet, através da plataforma de soluções e conflitos

Consumidores com pendências terão a oportunidade de renegociarem suas dívidas e conquistarem novamente o poder de compra. Mas para que isso aconteça terão de participar do ‘Mutirão Virtual de Renegociação de Dívidas' que será realizado pelo o Procon Municipal de Várzea Grande entre os dias 15 e 31 de março. A conciliação será feita exclusivamente pela internet, através da plataforma de soluções e conflitos www.consumidor.gov.br.

De acordo com a coordenadora do Órgão Municipal de Defesa do Consumidor, Carolina Moreira, essa é uma ação conjunta entre todos os Procons do país, juntamente com a Associação Brasileira dos Procons (ProconsBrasil) e a Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) e faz parte do conjunto de atividades que serão realizadas em comemoração ao Dia Mundial do Consumidor, comemorado anualmente no dia 15 de março.

“O nosso objetivo é ajudar o consumidor a restabelecer o equilíbrio do orçamento doméstico das famílias que estão endividadas e que necessitam manter o nome limpo e sem restrições, possibilitando que este faça suas compras, sem ter o seu nome inscrito em cadastros de proteção ao crédito, o que causa certo constrangimento, tanto para aquele que pretende comprar, como aquele que necessita vender”, orientou.

A adesão das instituições financeiras, como explica Carolina Moreira, é uma forma de viabilizar condições favoráveis ao pagamento, ao ajuste do valor das parcelas, onde as instituições financeiras que aderiram ao programa, buscam formas de viabilizar condições necessárias para que o consumidor cumpra com o seu compromisso, com a periodicidade dos pagamentos, redução de juros e multas e possibilidades do consumidor fazer a quitação dos débitos junto aos bancos.

A coordenadora lembra ainda que o Procon de Várzea Grande já realizou vários mutirões e que o órgão municipal possui experiência para oferecer esse trabalho. “Nossa equipe estará pronta para atender a todos, porém o consumidor precisa estar atento quanto à inserção ao programa e aos comandos que terão de ser feitos para a sua participação no mutirão online”.

PROCEDIMENTOS: Para participar do mutirão online, basta o consumidor fazer o seu registro na plataforma www.consumidor.gov.br, quando receberá um login e senha. Nesse momento, o consumidor fará o relato do seu problema, devendo informar porque deseja participar do mutirão de renegociação de débitos. Após finalizar o registro, o banco ou instituição financeira tem o prazo de 10 dias para apresentar uma proposta ou resposta para o consumidor.

Outro fator importante é momento do preenchimento do registro. É imprescindível que o consumidor informe corretamente seus telefones e e-mail para contato, pois esses dados facilitarão o atendimento por parte dos bancos e instituições financeiras participantes. O Procon de Várzea Grande orienta ainda que o consumidor, no seu relato, informe que está participando do mutirão, com a seguinte hashtag:  #MutiraoProconsBrasil.

Terminado o prazo de 15 dias para resposta do fornecedor, o consumidor passa a ter o prazo de 20 dias para avaliar o retorno dado pela empresa e se a resposta foi satisfatória. 

Embora a Prefeitura Municipal de Várzea Grande tenha adotado a suspensão dos serviços presenciais, não houve prejuízos ao consumidor. O atendimento continua sendo realizado por diversos canais eletrônicos a exemplo do site da Prefeitura Municipal www.warzeagrande.mt.gov.br; instagram, facebook; email e pelos telefones do órgão (65) 3682-2476 ou 3682-3054.