Parque Berneck sedia competição nacional de cães do Corpo de Bombeiros
PARCERIA

Parque Berneck sedia competição nacional de cães do Corpo de Bombeiros

Batalhões de três estados do País buscam reconhecimento de parte do canil para ações de resgate, busca e salvamento e assim ampliar o tempo de resposta aos chamados

O Centro Ecológico de Recreação e Lazer ´Bernardo Berneck’, em Várzea Grande, está sendo a sede de uma competição nacional que envolve cães de batalhões do Corpo de Bombeiros. A certificação nacional de cães para resgate, busca e salvamento conta com 14 cachorros que representam três estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro e Goiás. Com as chancelas, a corporação aumenta o efetivo nas operações e amplia o poder de resposta dos atendimentos à população.

O Estado é referência nacional em operações com cães - graças ao trabalho desenvolvido no 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros Militar de Várzea Grande - por ter sido o estado brasileiro que mais permaneceu à frente dos trabalhos de resgate em Brumadinho, Minas Gerais.  A cadela Sheron, labradora de seis anos, foi destaque nas operações da cidade mineira por localizar corpos em áreas já desacreditadas. Sheron possui certificação nacional e internacional e integra o efetivo de Várzea Grande.

As provas de certificação serão realizadas até sexta-feira, em três turnos, que vão avaliar desde a disciplina até as aptidões dos cães. Como explica o major Rafael Marcondes, árbitro das provas e adestrador de Sheron, todas as etapas foram pensadas no fomento da doutrina com os cães e realizadas em vários níveis. “O Parque Berneck é o espaço perfeito para a certificação, pois possui estrutura física, ofertando logística e área de mata para tornar as simulações mais próximas possíveis de situações reais”.

A mais recente operação com cães do 2º Batalhão foi realizada na semana passada, durante resgate de um homem no Morro de Santo Antônio. Essa unidade conta com seis cães para ações de salvamento, resgate e buscas.

Acompanhando o processo de certificação em Várzea Grande estavam os secretários municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Célio dos Santos, e Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva. Eles destacaram que há uma grande parceria entre o Município e o 2º Batalhão do Corpo de Bombeiros e que a boa estrutura ofertada pelo Parque Berneck, como é mais conhecido, resulta dessa interação entre poder Executivo e Forças de Segurança.

Uma nova base do Corpo de Bombeiros para a região do Parque foi discutida entre eles, dando início a uma tratativa que pode criar uma terceira base de operações na cidade, além do quartel localizado na Avenida Castelo Branco e da unidade da Alameda Júlio Müller.

Simultaneamente às provas com cães, há equipes do Corpo de Bombeiros e da prefeitura municipal – Meio Ambiente e Obras – envolvidas na limpeza da lagoa do parque realizada com apoio de barco, máquinas pesadas e pessoal. Os aguapés que estão tomando conta da lagoa estão sendo removidos para margem para então serem removidos do local e levados ao aterro sanitário da cidade. A limpeza, que deve durar duas semanas, atinge toda a extensão de cerca de 3 hectares de lâmina d’água. Após essa grande remoção, a lagoa deverá receber manutenção mensal.

O secretário de Meio Ambiente explica que 20% dos aguapés serão mantidos para fazer o trabalho de filtragem natural da água. “Em excesso, os aguapés poderão assorear a lagoa, na medida em que matéria orgânica se acumula no fundo. Elas podem apodrecer e causar desequilíbrio ao meio ambiente local e ainda podem seguir para canais e córregos”.

O Coronel Dércio, do 2º Batalhão, destaca que todo trabalho em conjunto tem como objetivo o atendimento à população. “A convergência de esforços traz resultados a todos”.

Ainda sobre trabalho conjunto recente, o Corpo de Bombeiros está desinfectando a agência comercial do Departamento de Água e Esgoto (DAE) do bairro Cristo Rei. Desde o dia 15, a unidade foi fechada ao atendimento ao público depois que três dos cinco servidores testaram positivo para a covid-19.

A certificação nacional de cães é um evento restrito militar e está sendo realizado sob todas as normas sanitárias vigentes para o combate ao coronavírus no Município. O Parque Berneck está fechado paraa  população, conforme normativa publicada pelo prefeito Kalil Baracat no decreto de número 22/2021, do início deste mês.

NATUREZA - O Parque Berneck, inaugurado em dezembro do ano passado, é o maior parque municipal da cidade e possui diferenciais e características que só existem nele, começando pela área verde, de 280 mil metros quadrados, ou 28 hectares, onde existem reservas de mata nativa, pista de caminhada de 2.700 metros, lago com píer para contemplação, concha acústica, academia ao ar livre, playground, ciclovia, iluminação em LED, bebedouros, banheiros feminino e masculino, palco, bancos, praça de evento, centro de educação ambiental, auditório e 140 vagas de estacionamento.