A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer (Smecel), por meio da Superintendência Pedagógica, promoveu palestras motivacionais para os diretores e coordenadores pedagógicos das unidades de ensino da rede municipal. As palestras, proferidas pela pastora Regina Pereira, foram realizadas online e tiveram a finalidade de fortalecer os profissionais da educação diante desse quadro de pandemia da Covid-19.

A superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, explica que a realização da palestra foi uma terapia pedagógica, pois tratou de um momento de reflexão, incentivo e força para os profissionais da educação. “O intuito foi acalentar, partilhar, dividir e nos fortalecer diante desse quadro de pandemia, com tantas perdas. Foi levada uma palavra de incentivo para que não desanimem e não se aflijam diante de tudo isso que estamos vivenciando no dia a dia”, ressaltou Luz Marina, acrescentando que a ideia é fazer uma palestra por semana, sempre com um segmento religioso.

Conforme a coordenadora pedagógica, Marli Arruda, a palestra foi dividida em duas turmas, primeiro para os gestores das regionais leste e oeste e depois para os das regionais norte e sul. “Fizemos essa reunião para acolher os profissionais da educação, dizer que estamos aqui e que a Secretaria é solidária à dor. Vamos convidar vários palestrantes para que nos tragam uma palavra de conforto, ânimo e fé, pois precisamos nos levantar e prosseguir para desenvolver nosso trabalho”.

Para a diretora Evanir Mendes, do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Manoel Rosa, a iniciativa foi excelente e neste momento de instabilidade emocional que todos estão vivendo, ações desta natureza são fundamentais para o equilíbrio psicológico. “Estar emocionalmente equilibrado nos ajuda no importante papel que nós profissionais da Educação estamos realizando, transmitindo paz, amor e esperança às famílias. É um trabalho invisível, mas ao conversar com profissionais, eu percebo que essa preocupação, que vai muito além do trabalho com o cognitivo, busca o equilíbrio emocional para que a família possa contribuir com o desenvolvimento integral das nossas crianças que estão longe dos olhos e perto do coração”, destaca a diretora.

A diretora Diane Cristina Dias Assunção, da escola municipal Apolônio Frutuoso da Silva, ressalta que ficou  feliz com a preocupação da Secretaria e da Superintendência Pedagógica com os profissionais da educação. Para ela, a palestra foi um ato de amor e de carinho para com os gestores que estão na linha de frente nas unidades escolares, entregando as apostilas e os kits de alimentação escolar. “Foi uma manhã de aconchego, estamos precisando muito dessa solidariedade, de ouvir essas palavras que aumentam a nossa fé, mesmo que seja à distância. Muitas vezes, nos pegamos em situações que achamos que não vamos superar e nos sentimos fracos, mas a pastora em sua fala reforçou muito isso, que Deus não nos abandona e que devemos nos apegar a Ele nesses momentos. Tenho certeza que cada um que estava ali sentiu o coração aliviado”, finaliza a diretora.