A Prefeitura de Várzea Grande terá importante participação no evento on-line “Rede TE-VG na Semana Glocal de Avaliação 2021: construindo um amanhã melhor”, que ocorre nesta terça e quarta-feira, dias 01 e 02 de junho. Quatro secretários municipais serão palestrantes dos painéis, transmitidos ao vivo, a partir das 7h30, pelo canal do youtube da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande (Rede TE-VG).

De acordo com uma das organizadoras do evento, a defensora pública de Mato Grosso, Tânia Regina de Matos, o evento será aberto à participação da sociedade que terá a oportunidade de conhecer as iniciativas e a forma de avaliar as políticas públicas executadas.

“Esse evento é muito importante para Várzea Grande por ser o terceiro ano consecutivo da sua participação, avaliando o monitoramento de políticas públicas. O primeiro ocorreu em 2019. O ano passado tivemos a participação de uma avaliadora do Sebrae e, este ano, teremos a presença de quatro secretários do município participando dessas discussões que, na nossa opinião, é de fundamental importância, porque a população precisa ser comunicada das ferramentas de avaliação que o município tem se utilizado para medir a satisfação da comunidade”, avalia a defensora.

Serão palestrantes os secretários municipais de Meio Ambiente de Várzea Grande, Fernando Sé; de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Ricardo Azevedo Araújo; de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis; e, de Defesa Social de Várzea Grande, Cel. Alessandro Ferreira da Silva.

Também serão painelistas: Agessander Manoel, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista; e, a assistente social Josandra Carmona. Outras informações sobre o evento no site www.rte-vg.com.br

Confira a programação completa:

Terça-feira (01/06)

8h – Abertura do evento: O que é a Semana Glocal de Avaliação?

8h10 – Apresentação cultural

8h15 - Painel I - Resíduos Sólidos Urbanos em Várzea Grande – monitoramento e avaliação, o palestrante será Agessander Manoel, mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento Regional pela Universidade do Oeste Paulista.

8h45 - Painel II – Como o município pode envolver os resíduos sólidos? O palestrante será o secretário Municipal de Meio Ambiente de Várzea Grande, Fernando Sé.

9h – Perguntas

9h10 - Painel III – Como construir um amanhã melhor usando as ferramentas do monitoramento e da avaliação para planejar novas ações? E, como o município pode melhorar a sua capacidade de comunicação com a sociedade e fortalecer o compromisso de avaliar o que faz? O palestrante será o secretário de Desenvolvimento Urbano, Econômico e Turismo de Várzea Grande, Ricardo Azevedo Araújo.

9h25 – Avaliação e encaminhamentos

9h30 – Encerramento

 

Quarta-feira (02/06) – Roda de conversa e networking

8h – Abertura do evento: O que é a Semana Glocal de Avaliação?

8h10 – Apresentação cultural

8h15 – Painel I – O que nós aprendemos com as boas práticas de avaliação durante o ano de 2020. Josandra Carmona – assistente social da Carmona Assessoria.

8h35 – Painel II – Qual o impacto que o processo de melhoria na gestão da educação implantado em VG em 2018 teve durante a pandemia?, secretário de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidélis.

8h55 – Painel III - “Quais os maiores desafios enfrentados pela Secretaria de Defesa Social durante a pandemia?”, secretário de Defesa Social de Várzea Grande, Cel. Alessandro Ferreira da Silva.

9h10 – Perguntas

9h25 – Avaliação e encaminhamentos

9h30 – Encerramento