Considerada uma área de preservação ambiental, a Lagoa do Jacaré - localizada na região do grande Cristo Rei - tem sofrido com a falta de conscientização de pessoas e empresas que realizam descarte de resíduos sólidos nas margens da lagoa, causando a poluição e degradação do local, o que tem obrigado o poder público a realizar, regularmente, mutirões de limpeza para amenizar os problemas causados por essa ação.

Seguindo todos os protocolos de segurança à Covid-19, foi executada, neste fim de semana, uma força-tarefa envolvendo equipes das secretarias de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, Serviços Públicos e Mobilidade Urbana, Secretaria de Educação, Esporte, Lazer e Turismo, Rotary Clube, além de voluntários, que atuaram em diversos pontos da lagoa.

“A Lagoa do Jacaré é uma importante área de preservação ambiental que há décadas vem sentindo o seu agravamento em decorrência da falta de conscientização de caçambeiros e da população local, que utiliza esse espaço como depósito de lixo, contribuindo para a degradação ambiental. Muitas ações já foram feitas e o resultado não tem sido satisfatório, porém se não houver comprometimento de todos, implementação de investimentos em infraestrutura, conscientização da população e punição das pessoas que contribuem com esse ato criminoso, a questão não será solucionada”, explicou o secretário de Meio Ambiente, Fernando da Silva Sé.

Para a gerente de Educação Ambiental, Selma Guimarães Souza, para que as ações de revitalização da Lagoa do Jacaré surtam efeitos, é necessário que haja o engajamento de todos os envolvidos e, principalmente, a necessidade de um novo modelo de educação ambiental, que começa na escola, passando para a família e envolvendo toda a comunidade para um bem comum. "O poder público faz a sua parte, mas também necessita do apoio dos moradores que devem fazer o dever de casa e de, também, serem os fiscalizadores de ações provocadas por terceiros, que contribuem para a poluição de uma área de preservação tão importante para a região do grande Cristo Rei”.

Selma Guimarães disse ainda que além das ações executadas pela Prefeitura, um projeto de revitalização também está sendo desenvolvido pela Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), por meio do Programa de Pós-Graduação em Recursos Hídricos, em parceria com Secretaria de Estado de Educação (Seduc) - Cefapro (Centro de Formação de Professores) e a Universidade de Várzea Grande - Univag. “Essa equipe estará trabalhando na coleta da água e realizando estudos na microbacia da Lagoa do Jacaré. O resultado do diagnóstico ambiental dará suporte para a elaboração dos projetos de arquitetura e urbanismo, que prevê a realização de um parque no local”, adiantou.

O gerente da Administração Regional do Cristo Rei, Aluísio Fernandes de Oliveira, disse que essa é a terceira ação que a Prefeitura Municipal e parceiros realizam na Lagoa do Jacaré. “Desde o início do ano, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e Mobilidade Urbana vêm atuando nesta localidade, com a utilização de máquinas pesadas, como trator e caminhão para a retirada do material descartado pela população. O trabalho tem sido intenso, mas ainda falta a conscientização de muitas pessoas que ainda insistem em fazer desta área um bolsão de lixo. Nós vamos continuar trabalhando para diminuir essa questão e tornar esse espaço um ambiente de lazer para esta população, porém sem a participação efetiva da comunidade, o nosso trabalho será em vão“, pontuou o gerente.