Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico
POLÍTICA DE SAÚDE MENTAL

Servidores da Saúde contam com programa de apoio psicológico

O Programa disponibilizará atendimentos individuais e em grupos, online, com uma equipe multiprofissional especializada (psicólogo, médicos, enfermeiros e assistentes sociais)

A secretaria municipal de Saúde de Várzea Grande aderiu ao Programa Estadual de Saúde Mental aos Trabalhadores da Saúde – PEEIS, que tem como objetivo prestar cuidados em saúde mental e apoio psicossocial aos trabalhadores da saúde da Rede SUS municipal. O trabalho desenvolvido pelo profissional da saúde já constitui rotineiramente em um elevado nível de estresse, o que foi intensificado pelo contexto de emergência da pandemia de COVID-19. Com objetivo de minimizar esse impacto na saúde mental dos trabalhadores, a secretaria de Saúde aderiu a esse programa que irá contribuir com a qualidade de vida dos trabalhadores da rede de saúde.

O Programa disponibilizará atendimentos individuais e em grupos, online, com uma equipe multiprofissional especializada (psicólogo, médicos, enfermeiros e assistentes sociais) para atender às demandas de saúde mental do trabalhador da saúde.

Para acessar os atendimentos, é só acessar este link https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLniJP8Ir7EtFhgGHVmJwS23QqkdnsA0TgXdKO4Epf5KRKBA/viewform, preencher um formulário, e participar conforme escolha, individual ou em grupo. Todos os trabalhadores contratados ou concursados lotados na Rede Pública de Saúde Municipal podem participar. O atendimento já iniciou e será entre o intervalo de trabalho e após o expediente.

“Pensar em mecanismos para aliviar e minimizar o impacto em nossa saúde mental, principalmente durante o contexto da Pandemia de COVID-19, é o reconhecimento da importância dos profissionais da saúde, no atendimento à população e suas necessidades. A área da saúde é complexa e em nosso cotidiano de trabalho, o sofrimento mental e transtornos mentais nos afetam ainda mais, em épocas de crise, pandemia, entre outras adversidades”, pontua a assistente social, especialista em Saúde Mental e Mestre em Política Social, Soraya Miter Simon.

Segundo Soraya Miter, o servidor terá que preencher um formulário, quando acessar o link, e seguir o passo a passo, para se inserir no programa.

“Neste momento, será fundamental criar estratégias de mobilização e divulgação aos trabalhadores da importância de ter cuidados com a saúde mental. O programa foi lançado em abril deste ano pela Secretaria de Estado de Saúde do Mato Grosso e é fundamental a participação e inserção de Várzea Grande no acesso a mais esta importante ferramenta para atenção psicossocial ao trabalhador. Reforço que todos os trabalhadores, sejam eles da área fim, da área meio e de apoio, contratados ou concursados podem participar, outro fator importante é o sigilo e a segurança ética com o trabalhador a ser atendido", explicou Soraya.

“Assim, esperamos que esta nova ferramenta de trabalho possa contribuir para o aprimoramento das atividades de atenção à saúde mental e trabalho nas redes do Sistema Único de Saúde, bem como melhorar a qualidade de vida do trabalhador da Rede SUS do nosso município, também  frente à pandemia, que causa situações adversas, por exemplo de perdas de pacientes, podendo causar alto estresse neste funcionário da linha de frente, ou aos demais trabalhadores que direta ou indiretamente estão imbuídos nos processos de trabalho frente à pandemia", pontua a assistente social Soraya Miter Simon.

Link de acesso:

https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSdLniJP8Ir7EtFhgGHVmJwS23QqkdnsA0TgXdKO4Epf5KRKBA/viewform