Instituições de segurança realizam Operação Lei Seca em Várzea Grande
AÇÃO INTEGRADA

Instituições de segurança realizam Operação Lei Seca em Várzea Grande

A 29ª edição da Operação Lei Seca/2021 foi realizada neste fim de semana em Várzea Grande. Sob a coordenação do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Mato Grosso, a ação contou com a participação de policiais da Guarda Municipal (GM); da Polícia Militar (PM); Polícia Judiciária Civil (PJC); Serviço de Operações Penitenciário Especializado (SPE) e Departamento Estadual de Trânsito. Cerca de 60 policiais participaram da operação.

A blitz ocorreu na Avenida Senador Filinto Muller e resultou na remoção de 30 veículos, sendo 19 carros e 11 motocicletas, além de nove documentos recolhidos: dois (Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo), e sete (Carteira Nacional de Habilitação).  Foram fiscalizados 78 veículos, com 69 notificações e 33 autuações. Por colocar a sua vida e a de outros em perigo, oito motoristas tiveram a prisão decretada durante a ação, de acordo com o artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro.

Como explica o comandante da Guarda Municipal de Várzea Grande, Alisson Baracat Salgado, nos últimos meses nota-se um aumento de acidentes de trânsito no município e muitos deles são frutos de uma combinação perigosa - álcool e direção, por isso a necessidade de operações como essa da lei seca.

“Mesmo com as flexibilizações nas práticas econômicas de atividades em bares e restaurantes, como instrumentos para prevenir a contaminação da Covid-19, temos presenciado vários pontos de aglomerações e de consumo de bebidas alcoólicas. E embora a nossa equipe esteja sempre presente e atuante, a falta de conscientização de alguns motoristas ainda prevalece”, lamentou o comandante.

Alisson Baracat disse que a Guarda Municipal tem sido parceira em diversas tarefas com as instituições de segurança pública, a exemplo das polícias Civil e Militar. “Essa parceria tem sido reforçada, principalmente, na área de fiscalização e operações de trânsito. Além disso, realizamos diversas ações de combate à criminalidade”.

Já o coordenador de Trânsito da Guarda Municipal, João José Mendanha Cardoso, disse que a GM, além de participar de ações conjuntas com os demais órgãos de segurança pública, possui uma equipe responsável pela fiscalização de trânsito do município, em situações que envolvem estacionamento de parada irregular, nos atendimentos dos acidentes de trânsito sem vítima (danos materiais) fazendo as notificações e adotando medidas administrativas cabíveis, conforme o Código de Trânsito Brasileiro.