Começa hoje a temporada de Encontros Territoriais da RTE-VG
ARTICULAÇÃO

Começa hoje a temporada de Encontros Territoriais da RTE-VG

Os eventos online terão transmissão pelo canal do YouTube; Instagram e Twitter da RTE/VG, com início previsto para às 8h

A partir de uma perspectiva colaborativa, começam hoje os Encontros Territoriais em Várzea Grande, cuja meta é alcançar os quatro polos da cidade. A iniciativa é fruto do trabalho da Rede de Territórios Educativos de Várzea Grande - RTE/VG, que envolve as secretarias municipais de Defesa Social; de Saúde de Educação Cultura, Esporte e Lazer; de Assistência Social e Desenvolvimento Urbano do município e mais de 40 organizações da sociedade civil.

A programação inicia nesta sexta-feira (06) e se estende nas demais semanas do mês de agosto (12, 20 e 27), com transmissão pelo canal do YouTube; Instagram e Twitter da RTE/VG, a partir das 8h. Vale destacar que os participantes, com inscrição prévia, receberão certificados.

O evento é uma forma de construir coletivamente ações que tornem a educação das crianças e adolescentes de Várzea Grande mais territorializada, emancipatória, democrática e participativa. Para tanto, a iniciativa reunirá atores sociais que integram a articulação para trocar experiências de boas práticas para o fortalecimento das relações de parceria, com foco na educação integral de crianças e adolescentes do município, além de refletir sobre os desafios e as oportunidades dos territórios.

Nesta sexta-feira, o 1° Encontro no polo Território Centro Sul, no qual será celebrado o Dia Nacional dos Profissionais da Educação, terá o painel conduzido pela Associação dos Amigos de Autistas, pela AMA, e Associação Social Civil – ASCA. O tema abordado é voltado para construir e melhorar instalações físicas para educação, com espaços apropriados para crianças, em especial autistas. O objetivo é proporcionar ambientes de aprendizagem seguros, inclusivos e eficazes para todos.  

A presidente da Associação dos Autistas, Helena Graziela Amaral, comentou que a programação contará com a participação de especialistas da UNEMAT para debater sobre o assunto. “Neste primeiro encontro, trataremos sobre a adaptação escolar para alunos com deficiência, em especial  autista. O especialista convidado é estudioso da temática e possui uma pesquisa com mapeamento preciso da realidade das unidades escolares e as possíveis melhorias de adaptação e acolhimento. É de fundamental importância os eventos da Rede de Territórios, pois divulga a causa dos autistas, que é uma doença nova com diagnóstico fechado recentemente, o qual muitos profissionais não estão preparados para nova realidade de acolhimento, inserção e inclusão do aluno no núcleo escolar”, explicou Helena.

A programação segue com o 2° encontro, em 12 de agosto (quinta-feira), na região Território Oeste, dia Nacional das Artes. O painel será organizado pela Associação Nativo. Essa temática tem a finalidade de garantir que todos os alunos adquiram conhecimentos e habilidades necessárias para promover o desenvolvimento sustentável. Subtemas como estilos de vida sustentáveis, direitos humanos, igualdade de gênero, promoção de uma cultura de paz e não-violência, cidadania global, e valorização da diversidade cultural e da contribuição da cultura para o desenvolvimento sustentável serão debatidos na oportunidade.

No 3º encontro, no Território Norte, 20 de agosto (sexta-feira), a Associação das Manifestações Folclóricas de Mato Grosso - AMFMT é quem apresentará o dia do Folclore, com objetivo de desenvolver e implementar ferramentas para monitorar os impactos do desenvolvimento sustentável para o turismo sustentável, com a geração de  empregos e promoção da cultura e divulgação dos produtos locais.

O 4º encontro, do Território Leste, ocorre 27 de agosto (sexta-feira), e celebra o dia Nacional do Psicólogo. O responsável pelo painel será o CAPSI (Região Leste). Neste evento serão apresentadas temáticas que versem sobre saúde e bem-estar. Especialistas vão reforçar a prevenção e o tratamento do abuso de substâncias, incluindo drogas e uso nocivo do álcool.

Os Encontros Territoriais são realizados todos os anos de forma colaborativa pelos membros da Rede. Este ano, a RTE-VG conseguiu recurso financeiro, através de uma parceria estratégica com a Fundação Itaú Social, que aprovou o projeto “Territórios Conectados e Resilientes Educam”. 

A Rede de Territórios de Várzea Grande RTE/VG – visa integrar as relações entre diversos atores das organizações civis e do poder público que atendem crianças, adolescentes e mulheres (chefes de família), com a finalidade de potencializar os serviços e fortalecer a educação integral no município.

Para participar da reunião é só acessar o canal do YouTube, por meio do link https://www.youtube.com/channel/UCs07IaB_hQ8K2L_VmEsynsQ. Na plataforma do Instagram, por meio do @redeterritorioeducativovg.  E ainda pelo Twitter, através @EducativosRede.