Alunos e professores da rede pública municipal de Várzea Grande receberam premiação referente à participação do município, na edição 2021 do Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola, com o tema “A Escola no Combate ao Trabalho Infantil”.  

A cerimônia ocorreu na manhã de quarta-feira, 11, na EMEB Abdala José de Almeida, no bairro São Mateus. 

O Prêmio Ministério Público do Trabalho na Escola foi idealizado pelo Ministério Público do Trabalho de Mato Grosso em parceria com a Prefeitura Municipal de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.  

“O prêmio fomentou a participação de crianças e adolescentes nas ações de mobilização, conscientização, prevenção do trabalho infantil e proteção do adolescente trabalhador. Além de ter reconhecido a dedicação dos educadores envolvidos nas ações de prevenção à violação dos direitos de crianças e adolescentes”, disse o secretário da pasta, Silvio Fidelis. 

O procurador do trabalho e coordenador regional da Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho da Criança e do Adolescente (Coordinfância) no Estado de Mato Grosso, André Canuto de Figueiredo Lima, explicou que “o Ministério Público do Trabalho tem desenvolvido ações que visam sensibilizar e motivar a reflexão da sociedade sobre as consequências provocadas pelo trabalho infantil e a importância de garantir às crianças e aos adolescentes o direito de brincar, estudar e sonhar, vivências que são próprias da infância e que contribuem decisivamente para o seu pleno desenvolvimento”. 

A cerimônia também contou com a participação do Procurador Geral do Município, Jomas Fulgêncio de Lima Júnior, da Defensora Pública da 2ª instância, membro do Grupo de Atuação Estratégica em Defesa dos Direitos da Mulher e da Coordenação da Rede de Territórios Educativos/VG, Tânia Regina de Matos, da Presidente do Conselho Municipal de Educação, Eva de Paulo Vieira e da diretora Nelma de Oliveira Neres.  

A PREMIAÇÃO - Na edição deste ano, participaram as escolas Abdala José de Almeida, Benedita Bernardino Curvo, Joaquim da Cruz Coelho, Maria Joana da Silva Almeida e Antônio Gomes da Cruz. Professores e alunos vencedores foram premiados com smartphones. 

Os trabalhos produzidos pelos alunos e selecionados nas escolas, foram entregues à Comissão Julgadora da Superintendência Pedagógica Municipal, conforme explicou a superintendente Luz Marina Coelho.  

“Após a escolha e premiação na fase municipal, os trabalhos selecionados na Etapa Municipal deverão ser inscritos na etapa estadual, que, posteriormente, serão selecionados para participarem da etapa nacional do Prêmio”, detalhou. 

Os professores premiados foram: Fabiana Germana da Conceição (EMEB Abdala José de Almeida), Maria Isabel de Ávila Leite Silva (EMEB Antônio Gomes da Cruz), Gilcicleide Alves da Silva (EMEB Benedita Bernadino Curvo), Cleonice Isabel Duarte Maciel (EMEB Joaquim da Cruz Coelho) e Dirnez Machado Charão Sperafico (EMEB Maria Joana da Silva Almeida). 

Os alunos premiados foram: Misael Augusto da Silva Padilha, categoria desenho; Bianca Almeida Vieira, categoria conto; Kenielly Soares Moraes, categoria música; Evillyn Lorrainy da Silva Santos, categoria poema; e Lauriany Vitória Aguiar dos Santos, categoria conto.