Guarda Municipal recebe treinamento para operação de Drones
DISPOSITIVOS DE SEGURANÇA

Guarda Municipal recebe treinamento para operação de Drones

Ofertado pelo Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso), o curso contou com aulas teóricas e práticas

Três agentes da Guarda Municipal de Várzea Grande - representantes das classes I, II e III - participaram nesta semana de um curso de capacitação e treinamento de operação de aeronave remotamente pilotada – Drone. Ofertado pelo Senar-MT (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural de Mato Grosso), o curso contou com aulas teóricas e práticas, cujo objetivo é mostrar como se faz a operação e a manutenção da aeronave.  

“Essa capacitação é importante e vai contribuir de forma mais eficiente nas operações de diversos setores realizados pelos agentes da Guarda Municipal, a exemplo de atividades que envolvem a fiscalização de trânsito, trabalhos da equipe de defesa civil dentre outras atribuições da área operacional de combate a criminalidade e segurança pública”, destacou o comandante da Guarda Municipal, Alison Baracat Salgado.  

Quanto à capacitação feita por três integrantes da Guarda Municipal, o comandante destacou que foi selecionado um representante de cada classe para realizar o curso, porém o treinamento vai se estender aos demais componentes da instituição de segurança. “As vagas de cursos são limitadas, daí não tem como colocar um número maior de participantes para fazer a capacitação tendo em vista, o número reduzido de policiais que trabalham nas áreas administrativas e operacionais, cujos trabalhos são de rotina”.

O instrutor do curso, Gilberto Tomas Filho, lembra que para operar um drone é preciso ter muita atenção aos detalhes capturados pelo equipamento. “Além disso, a capacitação é necessária para garantir a durabilidade do aparelho”, comentou.   

A instituição de segurança municipal recebeu recentemente a doação de um drone, o equipamento foi cedido pela Secretaria Adjunta de Administração Penitenciária de Mato Grosso, por intermédio do deputado estadual João Batista.

O secretário de Defesa Social, Alessandro Ferreira da Silva, disse que a doação do drone vai fortalecer ainda mais a atuação da Guarda Municipal, que desenvolve várias ações e dentre elas, operações que exigem ações estratégicas, sendo o equipamento útil no exercício das atividades.

O gestor comentou ainda que a cooperação entre os órgãos de segurança pública tem sido essencial na efetivação de projetos e ações conjuntas, seja na troca de experiências exitosas ou em ações que concentram um maior esforço entre as polícias.