Alunos plantam mudas na escola em comemoração ao Dia da Árvore
SEMANA DA ÁRVORE

Alunos plantam mudas na escola em comemoração ao Dia da Árvore

As mudas doadas e plantadas são de árvores conhecidas popularmente por Ipê, Oiti e Pata de Vaca

Alunos da Escola Municipal de Educação Básica - EMEB - Profª. Elisa Maria da Silva, localizada no bairro Cohab Cabo Michel realizaram o plantio de mudas em comemoração a Semana da Árvore, cuja data é comemorada em todo território nacional no dia 21 de setembro.

A ação do plantio de mudas pelos alunos da rede pública municipal de Várzea Grande é coordenada pela equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer e executada em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, e com Organizações Não Governamentais.

Os grupos de alunos de 4º e 5º anos da EMEB Profª. Elisa Maria da Silva receberam orientações sobre a importância das árvores e seu papel fundamental na preservação e sustentabilidade do meio ambiente. Em seguida realizaram o plantio das mudas, orientados pelos professores e também pela coordenadora Carla Braganholo da Fundação de Apoio à Vida nos Trópicos – Ecotrópica, parceira da ação realizada na escola. As mudas doadas e plantadas são de árvores conhecidas popularmente por Ipê, Oiti e Pata de Vaca.

De acordo com o professor Vagner César Souza, da equipe de Educação Ambiental da SMECEL, a ação tem o objetivo de conscientizar e incentivar os alunos sobre o papel da árvore e sua importância estética nas cidades, pela produção de flores, sua importância para os animais, por sua produção de frutos, as árvores na questão de saúde, pela produção de oxigênio e absorção do gás carbônico e pelo conforto térmico que a árvore proporciona por causa de sua sombra.

A superintendente Pedagógica da SMECEL, Luz Marina Coelho, que acompanhou a ação na escola, informou que o evento faz parte do calendário comemorativo ao Dia da Árvore, envolvendo professores, coordenadores e alunos das escolas: EMEB Aristides Pompeo de Campos, EMEB Nair de Oliveira Correia, EMEB Mário Antunes de Almeida e CMEI Izabel Antunes de Campos.

“Ações como esta contribuem para a melhoria do relacionamento do homem com o meio ambiente e suas formas de vida, alinhados aos rumos dos novos tempos, além de promover o desenvolvimento de aprendizagens significativas em educação ambiental”, pontuou Luz Marina.