Neste sábado (25), a secretaria municipal de Saúde promoverá o dia ‘D’ da Vacinação Contra a Influenza e a 2ª Multivacinação. Serão ministradas as vacinas em crianças menores de cinco anos, da Pentavalente, Pneumocócica, Poliomielite e Tríplice Viral, com foco na atualização da caderneta de crianças, adolescente, adulto, idosos gestantes, para manter as famílias varzea-grandenses protegidas das doenças imunopreviníveis, ou seja, que podem ser evitadas com as vacinas. Já a vacina da influenza para população em geral.

Com a ação da multivacinação, a intenção é completar todas as vacinas que estiverem faltando no cartão da criança. “Nosso objetivo é atender a maior parte possível da população menor de cinco anos com as vacinas necessárias, e aplicar doses da vacina contra a Influenza H1N1, por isso é tão importante que todos procurem os postos de vacinação neste sábado (25 de setembro), e que os pais não deixem de completar todas as vacinas necessárias aos seus filhos. E quem ainda não tomou a vacina da influenza H1N1, é só comparecer em um dos 21 postos que estarão disponíveis para a ação”, pontuou o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, reforçando que o dia 25 será exclusivo para a ação do dia ‘D’ da 2º Multivacinação, significando que não haverá, a vacinação contra a Covid-19 neste dia.

“Para receber a vacina, da gripe, é preciso apresentar um documento de identidade com foto e o Cartão de Vacinas. A vacina da influenza previne o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e suas consequências sobre os serviços de saúde, além de minimizar a carga da doença, reduzindo os sintomas que podem ser confundidos com os da Covid-19. Estamos focados na ação da vacinação contra a Covid-19, mas também temos que dispensar atenção às necessidades da população, para outras vacinas e na proteção da saúde de nossas crianças. Por isso estamos realizando a segunda edição da multivacinação e dando mais oportunidade àquelas pessoas que ainda não se protegeram da H1N1”, explicou o secretário, Gonçalo de Barros.

A Secretaria de Saúde reforça a importância de que todos que já receberam a vacina da Covid-19 aguardem o prazo de 14 dias para receber o imunizante da influenza. Caso esteja previsto para a pessoa receber a vacina da Covid-19 nos próximos dias, ela deve priorizar tomar essa vacina primeiro, para depois tomar a da gripe.

É importante reforçar que, ao longo da semana, a vacinação contra a influenza segue em diversas Unidades de Saúde do Município.

O público-alvo da campanha contra poliomielite são crianças de 1 ano a menores de 5 anos, que devem receber a Vacina Oral de Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses da Vacina Inativada de Poliomielite (VIP), do esquema básico de vacinação. As demais vacinas conforme as indicações do calendário nacional de vacinação.

A vacina Pentavalente, garante proteção contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B e contra a bactéria haemophilus influenza tipo b, responsável por infecções no nariz, meningite e na garganta; Pneumocócica; VIP ou VOP que protege contra a Poliomielite ou paralisia infantil e a Tríplice Viral, com foco na atualização das cadernetas de crianças, menores de cinco anos.

O horário da Campanha da 2ª Multivacinação e Influenza H1N1, inicia das 7h30 às 17h. Estarão abertas para a ação 21 Unidades Básicas de Saúde, são elas: Centro de Saúde do Água Limpa, Centro de Saúde Cohab Cristo Rei, Centro de Saúde Jardim Imperial, Centro de Saúde Nossa Senhora da Guia, Clínica de Atenção Primária 24 de Dezembro, Clínica de Atenção Primária Jardim Glória, Clínica de Atenção Primária Marajoara, Clínica de Atenção Primária Parque do Lago, Estratégia Saúde da Família Água Vermelha, Estratégia Saúde da Família Aurília Curvo, ESF Capão Grande, ESF Manaíra, ESF Manga, ESF São Mateus, ESF Unipark, ESF Vila Arthur, Unidade Básica de Saúde do Construmat, UBS Jardim Eldorado, UBS Ouro Verde, UBS Santa Isabel e UBS do Cristo Rei.

“Todas as medidas de biossegurança, serão adotadas pelas unidades, que entre as orientações dadas as equipes das unidades que aplicarão a vacina, estão garantir a administração das vacinas em locais abertos e ventilados; disponibilizar local para lavagem das mãos ou álcool em gel; orientar que somente um familiar acompanhe a pessoas a ser vacinada e realizar a triagem de pessoas com sintomas respiratórios antes da entrada no ambiente da vacinação, o que terá cuidado especial. Diante destas medidas adotadas os pais podem levar suas crianças com tranquilidade às unidades de saúde neste sábado (25) para se vacinarem”, garantiu o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros.