Várzea Grande sedia a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de 2021
JOGOS ESCOLARES

Várzea Grande sedia a Etapa Estadual dos Jogos Escolares de 2021

Esta é a segunda vez que os jogos são realizados no município, a primeira foi em 2019 onde a cidade recebeu cerca de 900 participantes

O município de Várzea Grande está sediando a etapa estadual dos Jogos Escolares. Os jogos começaram nesta sexta-feira, (01) e encerram  domingo, (03) de outubro. Esta é a segunda vez que os jogos são realizados no município, a primeira foi em 2019 onde a cidade recebeu cerca de 900 participantes.

De acordo com o superintendente municipal de Esportes, Jadir Pereira, o município está dando todo o suporte necessário às delegações que vieram de várias cidades trazendo seus atletas, dirigentes e equipe técnica. “Enquanto a Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer organizam as competições, coube a nós realizar toda a parte de logística do campeonato, organizando as acomodações, cuidados com a biossegurança, alimentação e o atendimento de saúde dos participantes”, explicou Jadir.

O superintendente lembrou que a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer promoveu a etapa municipal dos Jogos Escolares da Juventude de 7 a 15 de agosto, reunindo 10 equipes de escolas municipais e estaduais que disputaram as modalidades coletivas de Futsal, Voleibol, Handebol e Basquetebol, nas categorias masculino e feminino.

As competições dos Jogos Escolares Mato-grossenses 2021 acontecem simultaneamente e em locais diferentes, como nas escolas e em complexos esportivos do município. Os jogos são divididos nas categorias B e seleções por faixa etária. De 12 a 14 anos – categoria B;   de 15 a 17  anos – categoria seleções.

As competições são individuais nas modalidades de: Atletismo, Xadrez, Natação, Tênis de Mesa, Vôlei de Areia, Badminton, Karatê, Wrestling (luta olímpica), Taekwondo e Ginástica Rítmica. Os primeiros, segundos e terceiros colocados de cada modalidade receberão medalhas. Entre atletas, técnicos, dirigentes e equipe de arbitragem, os organizadores estimam participação de aproximadamente 1000 pessoas no evento deste ano.

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus que ainda preocupa, Jadir Pereira informou que todos os protocolos de biossegurança estão sendo observados para a realização das competições. “Todos os participantes foram testados 48 horas antes do início dos jogos, além do uso obrigatório de máscara, assim como o álcool gel, a aferição regular da temperatura corporal e o distanciamento seguro praticado para evitar a aglomeração”, pontuou.

“Somente a equipe da Superintendência de Esportes são mais de 50 profissionais, se contarmos os profissionais das outras áreas como gestores escolares, merendeiras, seguranças, profissionais de saúde, de transporte e de segurança do município serão mais de 200 pessoas trabalhando para que os Jogos sejam um grande evento, como ocorreu em 2019”, enfatizou Jadir.

O superintendente destacou também o apoio total do secretário Silvio Fidelis, do prefeito Kalil Baracat e do vice, José Hazama, entusiastas e grandes incentivadores das práticas esportivas para que Várzea Grande pudesse receber as delegações e sediar os Jogos.

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer colocou à disposição das delegações cinco escolas municipais para acomodar os participantes: EMEB “Ary Leite de Campos”, EMEB “Ten. Abílio da Silva Moraes”, EMEB “CAIC Gonçalo de Campos” e EMEB “Emanuel Benedito de Arruda”.

Participam desta edição de 2021 dos Jogos Escolares Mato-grossenses atletas das cidades de: Barra do Garças, Nova Mutum, Lucas do Rio Verde, Comodoro, Aripuanã, Cuiabá, Sapezal, Campo Verde, Itaúba, Sorriso, Rondonópolis, Araputanga, Tangará da Serra, Água Boa, Primavera Leste, Nossa Senhora do Livramento, Peixoto de Azevedo, Marcelândia, Pontes Lacerda, Jaciara, Sinop, Guarantã Norte, Serra Nova Alvorada, Santo Antônio Leverger e Várzea Grande.