Educação e DAE/VG premiam ganhadores do 1º Concurso de Educação Ambiental
USO CONSCIENTE DA ÁGUA

Educação e DAE/VG premiam ganhadores do 1º Concurso de Educação Ambiental

O concurso mobilizou mais de 5 mil alunos da rede municipal de Várzea Grande

A Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, juntamente com o Departamento de Água e Esgoto de Várzea Grande (DAE-VG) realizaram nesta quarta-feira, 06 de outubro, a premiação do 1º Concurso em Educação Ambiental: 'Uso consciente da água em tempos de pandemia’. Os alunos vencedores receberam certificados de participação, medalhas e premiação.

O concurso, que foi idealizado pelo DAE-VG em parceria como a Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, foi dividido em três modalidades: CBAC: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 4 º e 5º anos: Desenho colorido criado manualmente em papel A4 com lápis de cor, caneta colorida ou giz de cera; 6º ao 9º anos: redação, poesia ou poema com no máximo 25 linhas criado manualmente pelos alunos.

A Comissão Julgadora do concurso avaliou 5.400 estudantes de 34 escolas municipais que participaram da competição e nove deles foram escolhidos. Os vencedores receberam diversas premiações das Modalidades CBAC, Modalidade 4 e 5 ano e Modalidade 6 ao 9 ano envolvendo as Emebs: Mamed Untar, Maria das Graças Pinto, Ângela Jardim Botelho, Honorato Pedroso de Barros, Tenente Abílio da Silva Moraes, Salvelina Ferreira da Silva, Gonçalo Domingos de Campos e Paulo Freire.

Economizar para que todos recebam água - Adriano Correa da Silva, 13 anos e aluno da 7 º ano da Escola Municipal de Educação Básica Gonçalo Domingos de Campos, no bairro Mapim, foi um dos nove alunos premiados do 1º Concurso em Educação Ambiental: ‘Uso consciente da água em tempos de pandemia’. Sua redação abordou a importância de economizar água para que toda a população não fique sem água. “Eu tomo banho rápido e quando vou escovar os dentes não deixo a torneira aberta. Minha mãe usa a água que ela lava roupa para limpar a casa. Acho que todos podem fazer isso”, ensinou.

A pequena Germares Angieina Menezes Tolero, de 7 anos ganhou, o primeiro lugar na categoria Desenho. Venezuelana, Germares agradeceu o prêmio e disse que no futuro será uma artista.

Ainda antes das premiações, o coral Cantos e Encantos da Emeb Salvelina Ferreira da Silva cantou quatro músicas dedicadas à preservação e o uso consciente da água. “Um dia a água acaba e o que a gente vai fazer sem água? O que vai ser de nós aqui na Terra?... Queria ser a chuva para salvar o Pantanal....Deus salve o Pantanal...”

O presidente do DAE de Várzea Grande, Carlos Alberto Simão de Arruda, conta que ficou emocionado com as crianças do coral. “Estamos vivendo a pior crise hídrica de todos os tempos. A  pandemia provocou um aumento muito grande da quantidade de água consumida no município. Por isso estamos aumentando o volume de água distribuída”, disse. Alberto pontuou ainda que entre o que é captado de água, cerca de 30% é perdido com o uso indevido.

O secretário municipal de Educação, Cultura, Esportes e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, agradeceu o empenho dos professores, coordenadores e alunos e comentou que em razão da pandemia da Covid-19 as escolas e o ensino tiveram que se reinventar e os professores deram todo o apoio aos alunos para participarem do concurso. “A seca e a falta de água nos incentivaram a trabalhar o tema nas escolas e certamente essas crianças, que serão os futuros tomadores de decisão estarão conscientes da conservação dos recursos naturais”, finalizou.