Guardas Municipais recebem certificados de curso de Tripulação de Embarcações
CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL

Guardas Municipais recebem certificados de curso de Tripulação de Embarcações

Com a capacitação os guardas estão preparados para atender adversidades nas águas existentes em rios e lagos de Várzea Grande.

Profissionais da Guarda Municipal de Várzea Grande receberam certificados de qualificação profissional de participação do curso ETSP – habilitação profissional para condução de embarcação pública; Arrais amador e motonáutica. A iniciativa do Grupo Especial para Tripulação em Embarcações de Estado (ETSP) no Serviço Público contemplou 15 guardas municipais com profissionalização voltada à pilotagem de embarcações.

A cerimônia ocorreu na base da Guarda Municipal e contou com a participação do capitão de Fragata, Alessandro Lopes Fajard Oliveira, que também é capitão dos portos de Mato Grosso.

“ETSP teve duração de cinco dias de 02 a 06 de agosto, capacitando 15 GMs que agora estão aptos a conduzir e atuar em pilotagem de embarcações, já que é previsto em lei a atuação das GMs em situações ambientais como Guarda Ambiental”, explicou o comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat. Com a capacitação os guardas estão preparados para atender adversidades nas águas existentes em rios e lagos de Várzea Grande.

O guarda municipal, Fábio de Almeida Matos, participante do curso disse que agora está mais aparelhado profissionalmente para encarar desafios ocorridos em rios e lagos da cidade. “Com ETSP me tornei profissional para conduzir embarcações públicas e motonáutica, o que nos possibilita mais uma ferramenta para proteger e guardar o cidadão várzeagrandense dentro dos limites espaciais do município”, destacou.    

A coordenadora de Ensino e Instrução da Guarda Municipal, GM Magna, agradeceu a parceria com a Marinha do Brasil e todos os envolvidos no processo da qualificação profissional dos profissionais da segurança pública da cidade, que a partir de agora conta com mais uma categoria específica para atendimento de protocolos marítimos.