Guardas municipais participam de curso prático de tiro e uso de armamento
CAPACITAÇÃO

Guardas municipais participam de curso prático de tiro e uso de armamento

O objetivo da ação é melhorar a qualificação continuada de uso de arma de fogo, além de cumprir a legislação que dispõem o uso de armamento.

Todos os efetivos da Guarda Municipal de Várzea Grande irão participar do curso prático de tiro e uso de armamento. O objetivo da ação é melhorar a qualificação continuada de uso de arma de fogo, além de cumprir a legislação que dispõem do uso de armamento. O curso tem carga horária de 200 horas e duração de 30 dias.

De acordo com o comandante da Guarda Municipal, Álison Baracat Salgado, para que não haja comprometimento nas atividades desenvolvidas pela instituição de segurança, o curso será realizado por etapas com um grupo de 15 a 20 guardas por turma. “Essa foi a forma de poder comtemplar todo o efetivo neste curso de capacitação. A empresa contratada deverá concluir o treinamento dos nossos agentes até o mês de setembro de 2022”, informou.

O comandante destacou a importância dos cursos de capacitação, em todos os setores de segurança pública, e essa preparação nos ajuda a melhorar a nossa atuação na garantia do bem-estar da população. “Para sermos mais eficientes, temos que estar preparados para enfrentar qualquer tipo de situação em nossas rotinas de trabalho, que vão desde a ronda escolar, passando pela fiscalização de trânsito, segurança de patrimônio público, e parceria com as demais forças de segurança com o trabalho de policiamento preventivo e ostensivo”.

Álison Baracat disse ainda que com a capacitação de todos o efetivo – principalmente nessa questão de uso de armamento e na adequação da legislação brasileira – a Guarda Municipal estará fazendo parte do holl de instituição de segurança pública aptas para a elaboração de projetos, na busca de recursos federais e de financiamento de moradias para os guardas municipais em todo o pais, além de participar de cursos de força nacional.

PRIMEIRA TURMA: A primeira etapa do curso de tiro e uso armamento deu início no dia 8 de novembro, com aulas práticas onde ao guardas irão utilizar, durante esses 30 dias, todos os calibres, começando pelo 38, passando pela pistola 9mm, carabinas 12 e as carabinas CTT40. “A Guarda Municipal possui armamento, entre elas cinco unidades da CTT40, adquiridas na gestão da prefeita Lucimar Campos, que por enquanto estão sem uso, em função da falta de capacitação para essa modelo de armamento. Após esse curso, essa primeira turma já passa a operar esse equipamento”, destacou o comandante Álison Baracat.