Projeto quer acabar com descarte irregular de lixo em Várzea Grande
'RUAS MAIS LIMPAS'

Projeto quer acabar com descarte irregular de lixo em Várzea Grande

Dia 10, às 8h, na Rodovia Mário Andreazza, serão coletados resíduos descartados irregularmente e dada a correta destinação com o Ecoponto Lixo Zero instalado no pátio da empresa Solar Coca-cola

O projeto “Ruas Mais Limpas” desenvolve ações para mudar os hábitos dos várzea-grandenses em relação ao depósito irregular de lixo nas ruas, calçadas, praças, terrenos, rios e córregos do município. E, nesta sexta-feira, dia 10 de dezembro, a partir das 8h, será realizada uma ação de educação ambiental na Rodovia Mário Andreazza, em Várzea Grande. Serão coletados resíduos descartados irregularmente e dada a correta destinação com o Ecoponto Lixo Zero instalado no pátio da empresa Solar Coca-cola.

“É essencialmente uma ação para conscientizar, lembrar da importância de não descartar resíduos nas nossas ruas, avenidas e terrenos baldios. Esse é o segundo Ecoponto da cidade e fica localizado dentro da empresa Coca-Cola. Outro está localizado no bairro Cristo Rei. Apesar de ficar no pátio da empresa, é um ponto de coleta de materiais recicláveis para a sociedade. Qualquer pessoa pode se dirigir ao local e fazer o descarte dos seus resíduos, desde que sejam recicláveis”, explica o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos.

A ação também terá caráter beneficente uma vez que reverterá a coleta de todo o material coletado nesse dia, a exemplo de latas, garrafas pet, papelão, materiais de informática, entre outros, a uma associação de catadores. “No dia a dia, os materiais coletados nesse Ecoponto são vendidos e o valor é revertido para instituições filantrópicas. No dia 10 os materiais serão doados a uma associação de catadores”, informou o secretário.

Além do Ecoponto na Solar Coca-cola, Várzea Grande possui também o Ecoponto de recicláveis e vidros, no bairro Cristo Rei, em parceria com a MRV Reciclagem. Mas, de acordo com o gestor de Meio Ambiente, está prevista a instalação de mais três pontos pela cidade. “Queremos descentralizar e ter Ecopontos em diversas regiões de Várzea Grande. Planejamos a instalação de um no Jardim Glória, outro na região do Carrapicho e outro na região Central. Para dar opções à sociedade”, diz.

Célio Santos também pontua que a instalação dos Ecopontos está aliado ao trabalho de educação ambiental desenvolvido pela pasta. São parceiros do projeto “Ruas Mais Limpas” a Solar Coca-cola, o Instituto Lixo Zero Brasil, a ONG Teoria Verde, as empresas Reciclate e Casa Forte, além da secretaria municipal de Educação, Cultura, Esporte de Lazer. A secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável de Várzea Grande é realizadora do evento.