Kalil anuncia a retomada dos mutirões de vacinação contra a Covid-19 e reforça as regras de biossegurança
SEXTOU VACINA VG/LARGADA 2022

Kalil anuncia a retomada dos mutirões de vacinação contra a Covid-19 e reforça as regras de biossegurança

Durante 15 horas nesta sexta-feira, 07 de janeiro, equipes da Secretaria de Saúde de várzea Grande vacinarão no Ginásio do Fiotão

Várzea Grande retoma nesta sexta-feira, 07 de janeiro, ações visando a imunização das pessoas e realiza o Sextou Vacina VG – Largada 2022, alertando para a importância da vacinação para se evitar a propagação da COVID-19 que após a Ômicron atingiu nesta quinta-feira, mais de 2,4 milhões de novos casos em todo o mundo.

“Se nossos números hoje são aceitáveis, até porque nenhuma perda de vida é aceitável, por isso estamos trabalhando sem descanso para atender a todos, é porque a maioria vacinou está imunizada e no eventual caso de a pessoa contrair a doença seus efeitos serão mínimos”, disse o prefeito Kalil Baracat que sinalizou para reforçar ainda mais a atuação da Saúde Pública Municipal de Várzea Grande.

O Primeiro Sextou Vacina VG de 2022 será no Ginásio Poliesportivo Júlio Domingos de Campos, o Fiotão, das 8 às 22 horas com primeira e segunda dose, dose de reforço e segunda dose da vacina Janssen que inicialmente era dose única e passou a ter em dezembro autorizada a dose de reforço.

O secretário de Saúde de Várzea Grande, Gonçalo Barros, frisou que todo um planejamento foi elaborado em 2021 já pensando na possibilidade do controle total da COVID-19 ou na propagação da enfermidade com novas cepas como se está presenciando com a variante Ômicron.

“Além da nova variante Ômicron, temos um surto de Síndrome Gripal que passou a exigir das equipes profissionais médicas e de enfermagem diagnósticos mais precisos para não se confundir no tratamento, na realização de exames e principalmente na administração de medicamentos, de tratamento. Fora isso reforçamos nossas equipes médicas e de enfermagem para que todos que procurarem uma unidade de saúde 24 horas ou não em Várzea Grande sejam atendidos e medicados”, frisou Gonçalo Barros.

O titular da Saúde assinalou que medidas estão sendo adotadas, mas é fundamental que as pessoas tomem suas vacinas e mantenham as regras de biossegurança, como o uso de máscara, álcool em gel, distanciamento social e principalmente cuidados redobrados para não se contaminarem e não levarem doenças para suas casas e famílias.

“As pessoas podem consultar seu agendamento no site oficial do município pelo endereço www.varzeagrande.mt.gov.br, na aba IMUNIZAÇÃO ou na impossibilidade da consulta, mas estando com o prazo de intervalo das demais doses ou que não tenham se vacinado, podem comparecer que serão atendidos e vacinados, por isso estamos durante todo o dia das 8 horas às 22 horas, por um período de 15 horas para atender as pessoas que precisam se vacinar, estarem imunizados e não serem transmissores da COVID-19”, disse Gonçalo Barros.

Kalil Baracat ainda frisou a confiança depositada pela população de Várzea Grande nos profissionais de Saúde Pública e agradeceu a dedicação de todos que desde o 2021 se desdobram para vacinar e atender a todas as pessoas que procuraram as Unidades de Saúde Municipais para se tratarem contra a COVID-19 e outras enfermidades.