Em uma parceria com a AQUAMAT – Associação dos Aquicultores de Mato Grosso representante de sete entidade de beneficiamento de pescado, a Prefeitura de Várzea Grande vai garantir o peixe santo na Sexta-feira da Paixão, que simboliza a morte de Jesus Cristo e véspera da Páscoa, ressurreição do Messias.

“Vamos garantir o VG Santo Peixe com produtos de qualidade, preços justos, sem manuseio, o que preserva os alimentos a serem consumidos e certificado, o que permite a regulação do mercado fornecedor e a fiscalização dos mesmos”, explicou o prefeito frisando que na próxima segunda-feira, 11 de Abril, no Parque Berneck às 15:30 haverá uma apresentação do Programa ‘VG Santo Peixe’ e a partir de terça-feira, 12 de Abril até dia 15, Sexta-feira Santa haverá a comercialização em sete pontos distintos espalhados em toda a cidade de Várzea Grande.

Kalil Baracat frisou que serão peixes de espécies tradicionais como Pacu, Tambacu, Tambaqui, Pirapitinga, Paqui entre outros que tem facilidade no cultivo e os preços praticados por quilo serão de R$ 19,50 para aqueles eviscerados e escamados e R$ 24,90 para os eviscerados, escamados e sem espinhas.

“É uma festa religiosa que a maioria da população comemora, então estamos garantindo preços justos, de qualidade, pois os comercializadores não manipulam os peixes que serão vendidos congelados e resfriados e pesados corretamente para que todos possam fazer sua comemoração”, disse o prefeito.

Kalil Baracat lembrou ainda que a atividade da piscicultura está transformando Mato Grosso no maior produtor do Brasil e em breve se tornará um dos maiores exportadores, por isso é fundamental fomentar este tipo de atividade, pois os aquicultores geram emprego, renda e trazem divisas para o país.

Segundo o secretário de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, Célio Santos, a população de Várzea Grande poderá garantir seu peixe durante a semana santa, em sete pontos, que estarão montados entre os dias 12 e 15 de abril, para a comercialização do produto das 8 às 18 horas.

Célio Santos, disse que o projeto “VG Santo Peixe” é baseado em ações conjuntas de diversas entidades governamentais e não governamentais com intuito de disponibilizar o peixe com preços mais justos, além de fortalecer essa cadeia produtiva.

“Recentemente realizamos reuniões com representantes do setor de frigoríficos e de empresas que trabalham com o pescado, para definir ações, desde a inserção do projeto, quanto ao atendimento à população que queira adquirir o produto. Todos os envolvidos manifestaram apoio e adesão ao projeto", frisou o secretário da pasta, Célio Santos.

Conforme o secretário, uma das determinações do prefeito Kalil Baracat é que o projeto 'VG Santo Peixe' alcance toda a população, principalmente, a mais carente. “Queremos que os empresários tenham lucro, mas que possam comercializar o peixe de forma justa e que a população mais carente, possa de fato obter o produto e saborear o peixe nesta data tão importante para os cristãos”.

Célio Santos disse ainda que a equipe da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural e Sustentável, fizeram levantamento de preços comercializados nos mercados existentes no município, e que serão adotados nos pontos de comercialização, os seguintes valores: R$ 19,50 o preço do quilo do peixe eviscerado e escamado. Já o quilo do peixe eviscerado, escamado e sem espinha será vendido por R$ 24,90. “Esses valores estão dentro da realidade econômica local”, afiançou.

O secretário reforça ainda que em todos os pontos de comercialização os produtos estarão dentro dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, e pelos órgãos fiscalizadores do município.

LOCAIS DE VENDA:

Prefeitura Municipal de Várzea Grande – Paço Couto Magalhães – Avenida Castelo Branco – região centro sul.

Área externa do Fiotão – Avenida Castelo Branco – região central.

Praça do Jardim Glória II – Rua Lara

Praça do Parque do Lago – Avenida Julião de Brito