A Secretaria Municipal de Saúde de Várzea Grande mapeou regiões da cidade, que não possuem unidades de Atenção Básica, e resolveu focar a vacinação neste sábado (07), nestas localidades, considerando as causas que estão levando aquelas regiões a uma baixa cobertura vacinal.

Diante deste fato, o secretário municipal de Saúde, Gonçalo de Barros, seguindo determinação do prefeito Kalil Baracat e em comum acordo com as equipes técnicas da Vigilância em Saúde e Atenção Primária à Saúde, definiu o dia ‘D de Vacinação’, focado nestas regiões.

“A vacinação é uma atividade integrada e rotineira dos serviços de saúde, pertencendo ao nível de atenção primária de baixa complexidade e de grande impacto nas condições gerais da saúde da população, representando um dos grandes avanços da tecnologia médica nas últimas décadas, onde há a melhor relação entre custo e efetividade no setor saúde. Este novo plano operacional de vacinação tem como objetivo de oportunizar a todos a se vacinarem, revertendo esse quadro. Nós precisamos que todo mundo esteja engajado nesse processo, mantendo-se em dia com o calendário vacinal, tanto adultos quanto adolescentes, idosos e crianças, conforme preceitua o Plano Nacional de Imunização”, argumentou o secretário.

Os pontos de vacinação abertos neste dia 7 de maio estarão nas regiões dos bairros Vitória Régia, Capela do Piçarrão, Novo Mato Grosso, Carrapicho, Maringá III, Nova Fronteira, São Benedito / São Mateus, Residencial José Carlos Guimarães, Residencial Júlio Domingos de Campos. A vacinação acontecerá em unidades escolares do Estado e do Município, no horário das 8h às 17h, sem intervalo para o almoço. Serão ministradas as vacinas contra a Covid-19, gripe e sarampo.

Dentro deste contexto, o prefeito Kalil Baracat lembra que foi autorizada, em Nota Técnica, tanto pelo Ministério da Saúde, quanto pela Secretaria Estadual de Saúde, a aplicação da quarta dose da vacina contra Covid-19 para idosos acima de 70 anos.

“Já iniciamos a aplicação da quarta dose nos pontos de vacinação da cidade. Os idosos, especialmente destas localidades poderão comparecer, neste sábado (7), nos 6 pontos destinados à vacinação para eles, além dos adolescentes e adultos. Serão ministradas a primeira dose, segunda dose e terceira dose para quem ainda não tomou contra a Covid-19”, explicou.

A quarta dose será somente para idosos acima de 70 anos. Para receber a vacina da quarta dose, é preciso respeitar o intervalo de pelo menos 4 meses. É importante levar a carteira vacinal, e quem for tomar a primeira dose, um documento com foto e comprovante de residência.

A vacinação para crianças contra a Covid-19 (de 5 a 11 anos), contra o sarampo (1ª dose: crianças que completarem 12 meses (1 ano). Segunda dose aos 15 meses (última dose por toda a vida) e gripe, (crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade - 4 anos, 11 meses e 29 dias) serão nos seguintes locais:

- Centro Municipal de Educação Infantil - CMEI Wilson Sodré Farias, localizado no Residencial José Carlos Guimarães;

- Escola Municipal de Educação Básica – EMEB Antônio Lino de Campos, localizada no bairro Carrapicho;

- Residência da Dona Lurdes, localizada nos bairros São Benedito / São Mateus, em frente ao campinho de futebol - antiga feirinha - localizada no bairro São Benedito 1ª Etapa (casa da Mirian no São Mateus).

- Locais de vacinação para adultos, adolescentes e idosos acima de 70 anos: 7 de maio (sábado). Vacinação contra a Covid-19, gripe e sarampo.

A vacinação contra a Covid-19 para adolescentes, adultos e idosos de 70 anos acima, ocorrerá nas seguintes localidades:

- EMEB José Estejo de Campos, localizada no bairro Vitória Régia;

- CMEI Jayr Luiza de Campos Untar, localizada no bairro Capela do Piçarrão;

- EMEB Profª Lúcia Leite Rodrigues, localizada no bairro Novo Mato Grosso;

- Escola Estadual José Garcia Neto, localizada no Residencial Júlio Domingos de Campos;

- EMEB Profª Salvelina Ferreira da Silva – localizada no bairro Maringá III;

- Escola Estadual Terezinha de Jesus Silva, localizada no bairro Nova Fronteira.