Programa de Carlinhos Brown se junta às ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Rede Municipal
VG 155 ANOS

Programa de Carlinhos Brown se junta às ações de Educação Ambiental desenvolvidas pela Rede Municipal

O programa é formado por kits de materiais educativos, com brincadeiras e histórias que devem guiar os professores e alunos à compreensão do conceito de 'pertencimento ambiental', promovendo a ideia de que fazemos parte da natureza e, portanto, é de nosso interesse preservá-la.

Nesta terça-feira (10), o músico e compositor Carlinhos Brown, juntamente com o vice-prefeito José Hazama e com o secretário Silvio Fidelis, participou de uma apresentação de alunos e do plantio de várias mudas de árvores nativas na Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) ‘Profª Eliza Maria da Silva’, localizada no bairro Cabo Michel. A ação faz parte da agenda de Educação Ambiental da escola.

O ‘Programa Pertencimento Ambiental para a Educação Infantil’, idealizado por Carlinhos Brown, foi lançado oficialmente pelo prefeito Kalil Baracat na segunda-feira (09), e fará parte do leque de ações desenvolvidas pela Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer junto às escolas da Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande.

De acordo com a diretora EMEB, professora Ângela Maria Santana, antes do Programa ser lançado oficialmente, os alunos da escola já estavam trabalhando o conteúdo em sala de aula. “O número musical que foi apresentado pelos alunos do Quarto e Quinto ano C se chama Sabores e Saberes, que foi extraído dos livros do Programa que trata sobre a alimentação saudável”, explicou.

A diretora disse também que o material do ‘Programa Pertencimento Ambiental’ chama muita a atenção das crianças por ser muito ilustrado, colorido, com vários personagens curiosos e divertidos, muitas máscaras para a interação e vários jogos e atividades lúdicas.

Após a apresentação dos alunos que emocionou a autora dos livros, Priscila Dessimoni Morhy, Carlinhos Brown participou juntamente com os alunos do plantio na escola de diversas mudas de árvores nativas, entre elas o caju e o ipê amarelo.

De acordo com o prefeito, Kalil Baracat, o 'Programa Pertencimento Ambiental da Educação Infantil' vem para somar aos outros projetos de sustentabilidade que são desenvolvidos pela Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer. “Os esforços para a conscientização da importância do meio ambiente irá potencializar as ações de educação ambiental junto aos alunos da educação infantil, com reflexos no Ensino Fundamental”, pontuou. 

Silvio Fidelis destacou os projetos na área de educação ambiental historicamente desenvolvidos na Rede Municipal de Ensino Várzea Grande, como o Plantar e Cuidar; Educação Ambiental Transformadora - Política 5Rs; a Agenda Ambiental na administração pública A3P; o Programa Local de Entrega Voluntária de Óleo de cozinha usado L.E.V.O; o Projeto Plantar e Aprender Hábitos Saudáveis (Horta Pedagógica); o Programa de Reciclagem nas Escolas e os concursos do Selo de Empresa Amiga do Meio Ambiente e o concurso de redação sobre a utilização consciente da Água, realizada todos os anos em parceria com o Departamento de Água e Esgoto – DAE de Várzea Grande.