Está chegando ao fim o prazo para o pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), 2022, em Várzea Grande. O período – já prorrogado anteriormente – se encerra hoje (20) e com ele a oportunidade de pagamento do tributo com 20% de desconto. O percentual de abatimento é inédito na história do Município.

Conforme o prefeito Kalil Baracat, a postergação do prazo – que tinha como prazo final o dia 19 de abril - teve como objetivo atender à demanda dos contribuintes, para que o tributo pudesse ser pago sem comprometer o orçamento das famílias. “Acredito que ao adiar o vencimento principal do IPTU abrimos chances para aumentar a base de contribuintes junto ao Fisco Municipal”.

O Chefe do Executivo Municipal chama à atenção ainda para um fator que agregou sobre a decisão do adiamento do prazo. “O pagamento do Saque Emergencial do FGTS, que começou a ser disponibilizado pela Caixa Econômica Federal, em valores de até mil reais, está com certeza fazendo a diferença na tomada de decisão do contribuinte: mantendo ele adimplente ou trazendo ele para regularidade. É um dinheiro extra que com certeza vai ajudar muitas famílias a colocar as finanças em dia”.

DÁ TEMPO - O IPTU, referente ao exercício de 2022, poderá ser pago em cota única, com desconto de 20% (vinte por cento) para as inscrições imobiliárias (imóveis) que não possuam débitos em aberto.

No tocante àqueles que têm débitos anteriores a 2022 e como forma de valorizar os que pagaram seus impostos na data inicial, os descontos do Programa de Recuperação Fiscal (PRF), passaram a ser de 80% sob juros e correção monetária.

Àqueles que quitarem ou parcelarem seus débitos anteriores a 2022 poderão usufruir do desconto de 20% para o IPTU que agora na ‘última chance’ vence hoje, dia 20 de maio.

O carnê para pagamento de IPTU 2022, referente aos imóveis prediais e territoriais - cujo proprietário possua imóvel predial no Município de Várzea Grande – já foi entregue ao longo deste mês, via Correios. Caso o contribuinte não tenha recebido, pode consultar o documento fiscal e emitir o mesmo pelo link: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/iptu.

Ainda conforme orientação dos técnicos da Pasta, o contribuinte de imóvel exclusivamente territorial poderá emitir o Documento de Arrecadação Municipal (DAM) pelo site da prefeitura de Várzea Grande através do link: http://www.varzeagrande.mt.gov.br/iptu. 

A secretária de Gestão Fazendária, Lucineia dos Santos, faz questão de frisar que o pagamento, bem como a emissão de guias, sejam elas para pagamento em cota única ou parcelado, podem ser acessadas de forma remota – não presencial – pelos seguintes canais de atendimento online: WhatsApp: 65 98459-8124, ou ainda, pelo telefone: 3688-8215/8218/8212. “Por meio dessas facilidades o contribuinte tem tempo hábil para aproveitar o desconto e sanar o tributo referente a 2022 ainda hoje”.

De forma presencial, o contribuinte poderá procurar dois pontos, sendo a Central de Atendimento ao Contribuinte (CAC), no Paço Couto Magalhães - Av. Castelo Branco, 2500 - Centro Sul, Várzea Grande – MT, ou na Administração Regional do Cristo Rei (Subprefeitura), localizada na Avenida Gonçalo Botelho de Campos, no Cristo Rei, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, sem intervalo para almoço.