A Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer em parceria com uma companhia presente no Brasil e em vários países na geração e transmissão de energia elétrica, realizou nesta segunda-feira (23) uma ação de sensibilização de prevenção às queimadas urbanas e incêndios florestais, junto aos alunos e professores da ‘EMEB Emanuel Benedito de Arruda’, localizada no bairro Santa Maria. O evento contou também com uma apresentação especial do coral Doce Melodia da escola.

O evento foi aberto pela superintendente Pedagógica, Luz Marina Coelho, que destacou as ações desenvolvidas pelas escolas da rede municipal sobre a sustentabilidade, a preservação do meio ambiente e as campanhas de conscientização junto aos alunos da Educação Infantil e do Ensino Fundamental. “Nossa gestão tem mania de educação. Estamos investindo na construção de um futuro melhor para nossa cidade. E essa transformação passa diretamente pela conscientização dos nossos filhos sobre a importância de se preservar a natureza”, observou o prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat.

A diretora da escola, Josiane Maria da Silva, agradeceu a equipe da Educação Ambiental da Smecel, citando que é muito oportuno essa ação de reflexão sobre os prejuízos que as queimadas urbanas e incêndios florestais causam ao meio ambiente, à saúde da população, podendo acarretar inclusive a interrupção da transmissão de energia elétrica, prejudicando indústrias, comércios, residências e o trânsito nas cidades.

Segundo o professor Vagner Cesar Barros, essa ação de educação ambiental é importante para sensibilizar e provocar a mudança de hábito em função do período de estiagem/seca que é marcada pela baixa umidade do ar na região metropolitana de Cuiabá e Várzea Grande. “É preciso sensibilizar também a mudança do hábito cultural, de realizar queimadas urbanas de lixos (folhas secas e outros resíduos) nos quintais e em terrenos baldios, que geram impactos negativos para o meio ambiente, prejudicando a saúde da população”, disse.

De acordo com o secretário de Educação, Cultura, Esporte e Lazer de Várzea Grande, Silvio Fidelis, as ações contínuas que a equipe da Educação Ambiental da Smecel tem realizado nas escolas da Rede Municipal tem o objetivo de envolver e despertar nos alunos a importância para as questões da sustentabilidade, a partir de atividades pedagógicas, tais como, roda de conversa, pesquisas, trabalhos em grupo, visitação de parques, elaboração de paródias, desenhos e projetos que estão sendo desenvolvidos no Município, como o de pertencimento ambiental, que podem possibilitar uma vivência harmoniosa com o meio ambiente.