Mês Mundial do Meio Ambiente é aberto com plantio de árvores nas escolas
EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Mês Mundial do Meio Ambiente é aberto com plantio de árvores nas escolas

A meta do Projeto Várzea Grande Sempre Verde para o mês de junho, é o plantio e a doação de 5 mil mudas de árvores frutíferas e ornamentais

A Prefeitura de Várzea Grande, por meio da Secretaria de Educação, Cultura, Esporte e Lazer abriu o mês de junho -  considerado o ‘Mês Mundial do Meio Ambiente’ -, com o projeto ‘Várzea Grande Sempre Verde’. O objetivo é plantar mudas de árvores frutíferas e ornamentais nas escolas, além de doar mudas à comunidade. A ação é executada em parceria com a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável, juntamente com o Juizado Volante Ambiental (Juvam) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso.

A unidade escolhida para o lançamento do projeto foi a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Emanuel Benedito de Arruda, do bairro Santa Maria. Na manhã desta quarta-feira (01), os alunos puderam assistir à participação do coral da escola que apresentou números musicais com temas referentes à sustentabilidade. A ação faz parte das diretrizes da política de gestão do prefeito Kalil Baracat, que tem desenvolvido projetos e programas voltados à educação ambiental para a construção de uma Várzea Grande melhor para as pessoas.

A coordenadora pedagógica, Marli de Jesus, representou o secretário Silvio Fidelis na abertura do evento e reforçou a importância das ações desenvolvidas pela equipe de Educação Ambiental da Smecel, visando a participação efetiva, a reflexão e a conscientização dos alunos da Rede Municipal para as questões ambientais. “Além da aprendizagem dos conteúdos pedagógicos, é preciso formar também cidadãos conscientes do seu papel sobre as questões de sustentabilidade”, afirmou.

A diretora da escola, Josiane Maria da Silva, disse que toda equipe de professores e coordenadores incentiva e promove ações junto aos alunos e a comunidade escolar sobre a preservação do meio ambiente em forma de trabalhos escolares, aulas de campo, palestras, gincanas além de todo conteúdo pedagógico que abrange o tema.

De acordo com o técnico Cidney José de Campos, da equipe da Educação Ambiental da Smecel, as ações do projeto contam com apresentações artísticas, brincadeiras e jogos com temáticas ambientais, ação de plantio de árvores e doação de mudas para a comunidade e se estendem até o dia 30 com plantio, visitas pós plantio, gincanas e blitz ecológica. “Essas ações também irão ocorrer em mais três unidade escolares: EMEB Senhora Dirce Leite de Campos, no dia 02; CMEI Wilson Sodré de Farias, no dia 03; e na EMEB Gonçalo Domingos de Campos (CAIC), no dia 06 de junho”, informou.

Segundo o técnico, todos os Centros de Educação Infantil (CMEI) terão como meta a doação de 30 mudas de árvores dentro do mês. Para as Escolas Municipais de Educação Básica (EMEB) a meta é a doação de 50 mudas de árvores para a comunidade. Essas mudas serão viabilizadas através da parceria entre as secretarias de Educação, Meio Ambiente e Juvam.