Prefeitura e alunos de colégio particular realizam blitz educativa e distribuem mudas de plantas
MEIO AMBIENTE

Prefeitura e alunos de colégio particular realizam blitz educativa e distribuem mudas de plantas

Na segunda-feira (6), foi realizada uma gincana educativa com todos os mais de 1 mil estudantes, abordando, de forma lúdica, a questão da ecologia. Nesta terça-feira (07), os estudantes do 3º ano participaram da ação, como forma de trabalhar junto à comunidade o que foi aprendido em sala de aula

Seguindo a premissa do prefeito Kalil Baracat de deixar a cidade mais agradável para se viver, a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS) realizou uma blitz, com distribuição de 120 mudas de plantas e lixeiras para carro, no Centro da cidade, chamando a atenção de condutores e pedestres que passaram pela Praça Sarita Baracat, na Avenida Couto Magalhães, na manhã desta terça-feira (07). A ação mobilizou cerca de 50 alunos do 3º ano do Ensino Médio, do Colégio Adventista de Várzea Grande.

De acordo com a gerente de Educação Ambiental da SEMMADRS, Adriana Alves Anunciação, a instituição de ensino foi contemplada com dois dias de atividades. Na segunda-feira (6), foi realizada uma gincana educativa com todos os mais de 1 mil alunos do colégio (desde a Pré-escola até o Ensino Médio), abordando, de forma lúdica, a questão da ecologia. Parceiro da SEMMADRS, o Batalhão Ambiental da Polícia Militar também compareceu na escola, levando a exposição de animais taxidermizados e realizando a palestra sobre o meio ambiente.

No segundo dia de programação, os estudantes do 3º ano participaram da blitz, como forma de trabalhar junto à comunidade o que foi aprendido em sala de aula. “Foi muito produtivo. Houve interação desde os alunos menores até os do Ensino Médio e eles absorveram muita informação. E a blitz superou as expectativas! Os munícipes estão recebendo muito bem a proposta de rearborização da cidade, por meio do projeto Várzea Grande Sempre Verde”, avaliou Adriana Anunciação. 

A coordenadora do Colégio Adventista, Josiane Nunes, conta que desde a pandemia de covid-19 a instituição não promovia atividades externas com os alunos, que estavam empolgados com a movimentação em torno do tema meio ambiente. Segundo ela, a ideia de convidar a equipe de Educação Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente para trabalhar com os estudantes partiu da professora de Biologia, Carla Regina do Carmo Reis.

Josiane Nunes destaca que, além da educação ambiental, a questão da cidadania foi outro ponto forte do projeto. “Os meninos varreram a praça, distribuíram as mudas e o ‘lixo car’ para eles entenderem que é preciso cuidar do meio ambiente. E eles acabaram conscientizando outras pessoas”, relata. A coordenadora ainda elogiou o atendimento recebido por parte dos servidores do Município. “Ligamos e pedimos a palestra e a exposição. E prontamente nos atenderam”, disse.

Educação Ambiental no Município

A Diretoria de Educação Ambiental da SEMMADRS é composta por sete servidores (biólogos, pedagogos, engenheira florestal e assistente social) e realiza atividades educativas todos os dias - sendo três vezes por semana, em escolas municipais, estaduais e particulares, e duas vezes por semana em comunidades, cooperativas e demais entidades – sempre com o objetivo de conscientizar sobre a importância de preservar a natureza. Para solicitar o projeto em sua escola ou comunidade, entre em contato através do telefone (65) 99335-8539.