Para empreender não basta coragem, vocação e/ou uma grande ideia. É preciso amparo, suporte financeiro e orientação para que o negócio se concretize, se mantenha viável e tenha plena condição de expandir e aumentar o potencial de geração de emprego e distribuição de renda no campo de influência. Conhecendo essa necessidade, a Prefeitura de Várzea Grande celebrou, no mês passado, um Termo de Cooperação para ser uma ponte entre a necessidade do empreendedor várzea-grandense e as linhas de crédito ofertadas pela Desenvolve MT, a agência de fomento do Estado de Mato Grosso.

Ao se tornar a porta de entrada para acesso a financiamentos com taxas e condições diferenciadas do mercado, Várzea Grande assume o protagonismo de atrair, incentivar e aumentar a cadeia empresarial que atua no município, consolidando sua vocação de ser um polo de prestação de serviços.  Com a intermediação para obtenção de crédito, as taxas a partir de 0,34% ao mês (a.m.), a gestão do prefeito Kalil Baracat espera triplicar o volume de crédito concedido às empresas que atuam em Várzea Grande, neste ano.

“Somos a segunda maior cidade de Mato Grosso e, como nunca, estamos fazendo de tudo para criar um ambiente seguro, saudável e sólido para atração de empresas; e, mais do que isso, ofertando condições para que haja expansão dos empreendimentos já existentes. Cada novo emprego gerado é renda que se distribui, consequentemente retornando em forma de impostos aos cofres do Município, que, por sua vez, transforma-se em trabalho para a comunidade. É uma espécie de ciclo virtuoso”, aponta o prefeito.

O secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, Charles Caetano, explica que Várzea Grande se torna a porta de entrada, um captador de recursos para serem aplicados na cidade. “Estamos criando um ambiente atrativo e estável para geração de empregos e renda”, observa.

Por meio do Termo de Cooperação, Várzea Grande passou a ter uma equipe capacitada para o atendimento do empresário/empreendedor - de qualquer porte - com apoio e orientações. E o melhor, dispensando o deslocamento até a sede da Desenvolve MT, em Cuiabá. “Por meio da Secretaria de Municipal de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Turismo, todas as cinco linhas de crédito ofertadas pela Agência Estadual podem ser acessadas pelo empresário várzea-grandense”, explica o titular da Pasta.

Ainda conforme ele, do rol de linhas de crédito ofertado pela Desenvolve MT – Empresarial, Empreendedor, Giro, Transporte e Turismo – duas delas atendem ao perfil do empreendedor local: Turismo e Empreendedor, com opções de financiamentos específicos para jovens, até 29 anos, e mulheres. Dentro desse último perfil estão as menores taxas: 0,34% a.m. com carência de seis meses para o primeiro pagamento e ainda 42 meses para pagar.

Na linha de crédito voltada ao Turismo, por exemplo, a taxa de juros varia de 1% a 1,2% a.m. e ainda conta com um bônus de adimplência de 30% - que reduz o custo do financiamento para o tomador – e pode ser pago em 72 meses. Acesse aqui. “Qualquer empresário com demanda por até R$ 1 milhão em financiamento, pode pleitear linhas de crédito da Desenvolve MT”, reforça Charles Caetano.

Sobre o estímulo à captação de recursos nessas duas linhas de crédito, Charles Caetano explica que esses dois segmentos abarcam boa parte das empresas várzea-grandenses e são as linhas de crédito com as melhores taxas e condições. “São linhas que se enquadram no nosso perfil econômico e são ainda, os segmentos mais prejudicados pela pandemia”.

Conforme a Pasta, em 2021, Várzea Grande ampliou em 25% a oferta de novos postos com carteira assinada. Kalil reforça ainda que é foco desta gestão criar um ambiente seguro e atrativo de negócios, promovendo a criação e a formalização de novas empresas, sejam elas MEIs, médias ou grandes. “Fomentar áreas que englobam o micro e o pequeno empreendimento é o mesmo que proporcionar condições para geração de emprego e renda à população de Várzea Grande”. Ainda como pontua o prefeito, com acesso a crédito com condições acessíveis – especialmente de taxas, limites e carência – os empreendedores se formalizam, se profissionalizam e crescem. “A maior parte das micro e pequenas empresas fecha as portas antes dos três primeiros anos de vida”.

Sobre metas de crédito concedidos ao empresariado de Várzea Grande, o titular da Pasta explica que prefere sentir a demanda desses dois/três primeiros meses para então criar ou traçar projeções, “até porque toda a análise e deliberação das propostas encaminhadas por Várzea Grande será respondida pela equipe técnica da própria Desenvolve MT”.

No entanto, conforme o secretário, há expectativa de triplicar o número de empresas ativas na cidade até o final de 2022. “Para isso, vamos colocar em prática o VG + Oportunidade que vai levar informações sobre empreendedorismo e acesso ao crédito nos bairros, com reuniões que vão envolver toda a comunidade. E em razão dessa ação, temos certeza que a demanda de Várzea Grande será ampliada nos próximos meses”.