Parque Bernardo Berneck é opção de lazer que atrai mais de 10 mil pessoas por semana em Várzea Grande
NATUREZA NA CIDADE

Parque Bernardo Berneck é opção de lazer que atrai mais de 10 mil pessoas por semana em Várzea Grande

A unidade oferece pista de 3,5 quilômetros para a prática de caminhada, estacionamento para 500 veículos, concha acústica para lazer e um píer sobre os dois lagos, um parque infantil, três academias de ginástica ao ar livre, além de banheiros com acessibilidade e bebedouros com água gelada.

Para quem vive a correria e o estresse da cidade, entrar em contato com a natureza é uma maneira simples de reequilibrar o corpo e a mente. E o Parque Bernardo Berneck, localizado na Avenida Governador Júlio Campos, entre bairros Marajoara e Jardim Paula I, é atualmente a principal opção dos várzea-grandenses que buscam um local para praticar exercícios físicos ao ar livre, passear, contemplar a fauna e a flora, levar os filhos para brincar, entre outras atividades de saúde e lazer. Em média 10 mil pessoas circulam pelo parque toda semana, conforme o gerente de Parques e Arborização Urbana, Elder Jacinto.

Popularmente conhecido como Parque Bernardo Berneck, o espaço trata-se, na verdade, de um parque ambiental, o maior parque urbano do município, com aproximadamente 280 mil metros quadrados, onde se encontra uma fauna rica em animais nativos, como macacos, capivaras, cutias, jacarés, ofídios, biguás, antas e araras. A flora é composta por espécies nativas e exóticas, como ipê, bocaiuva, gonçaleiro, chico-magro, lixeira, marmelada, flamboyant, jatobá, entre outros.

História

Inaugurado em 10 de junho de 2010, o parque encontra-se nos fundos da antiga madeireira Berneck, de propriedade de Bernardo Berneck. Em 2017, a Prefeitura de Várzea Grande formalizou o Termo de Doação de uma área em pagamento de tributos e o Termo de Doação da área onde definitivamente está o Parque Bernardo Berneck. 

Em 2020 foi oficialmente criado o Centro Ecológico Municipal de Lazer e Recreação Bernardo Berneck, sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural Sustentável (SEMMADRS). Naquele mesmo ano, após uma grande reforma, o parque passou a oferecer como atrativos uma pista de 3,5 quilômetros para a prática de caminhada, estacionamento para 500 veículos, concha acústica para lazer e um píer sobre os dois lagos, um parque infantil, três academias de ginástica ao ar livre, além de banheiros com acessibilidade e bebedouros com água gelada.

A reforma também contemplou a construção da sede administrativa do parque, que comporta as Gerências de Parques e Arborização Urbana e de Educação Ambiental. Ali trabalham cerca de 20 servidores, desde a área administrativa, até a técnica e de manutenção e limpeza. Há psicólogo, agrônomo, técnico agrícola, biólogo, professores, bem como prestadores de serviços, operadores de motosserra, assopradores, auxiliares de serviços gerais e agentes de segurança e manutenção.

Durante a pandemia de Covid-19, apesar de ter suas atividades de lazer e recreação paralisadas, visando manter o distanciamento social e evitar a propagação do coronavírus, o Parque Bernardo Berneck teve importante papel ao se tornar um polo de vacinação, referência até mesmo para cidadãos de outros municípios, devido à qualidade, higiene, espaço e segurança ofertados.

Serviços

De acordo com o gerente de Parques e Arborização Urbana, Elder Jacinto, além de todo o aparato físico que proporciona uma gama de atividades para a população, no Parque Bernardo Berneck o cidadão conta com serviços gratuitos de importância para a saúde e bem-estar, como psicólogo que atende todas as terças, quartas e quintas, das 6h às 12h; e aulas de dança aeróbica todas as manhãs de segunda a sexta-feira, oferecidas pela Secretaria Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer.

Sob as sombras das árvores que ficam logo na entrada, existe um Viveiro Municipal onde são produzidas mudas de plantas nativas e frutíferas, que são distribuídas em projetos da SEMMADRS e também doadas aos munícipes no local. Cada pessoa pode levar até duas mudas.

Horário de funcionamento

O Parque Bernardo Berneck fica aberto de segunda à sexta-feira, das 5h às 10 horas e das 15h às 18 horas. Aos sábados, domingos e feriados, funciona das 5h às 18 horas, sem fechamento no almoço.