Curso de piloto policial vai aprimorar trabalho de recuperação de veículos e localização de pessoas por parte da Guarda Municipal
MAIS SEGURANÇA

Curso de piloto policial vai aprimorar trabalho de recuperação de veículos e localização de pessoas por parte da Guarda Municipal

Com a nova habilidade, as operações de recuperação de veículos furtados e roubados, localização de pessoas desaparecidas ou fugitivas e policiamento em grandes eventos serão feitas de forma mais eficaz, rápida, segura e menos onerosa.

Uma turma de 15 guardas municipais concluiu, no último fim de semana, o curso de formação de piloto policial, mais uma das capacitações ofertadas pela Guarda Municipal à sua corporação de forma constante. Com a nova habilidade, as operações de recuperação de veículos furtados e roubados, localização de pessoas desaparecidas ou fugitivas e policiamento em grandes eventos serão feitas de forma mais eficaz, rápida, segura e menos onerosa. Além disso, para a Defesa Civil, que é coordenada pela guarda municipal Cristiane Prado, o uso de drone pode contribuir no monitoramento de áreas de risco e georreferenciamento.

Durante 30 horas de curso, o piloto de drone e instrutor Rodolfo Pereira Bastos ensinou os conceitos, a história da aeronave remotamente pilotada no contexto da segurança pública, a legislação aplicada, entre outros temas que permitiram aos guardas municipais passar a utilizar o equipamento na rotina laboral. “Eles estarão habilitados para pilotar, até porque não tem prova e nem CNH para pilotar drone. O uso principal será para recuperação de veículos roubados e eles poderão usar as imagens de drone como prova judicial”, afirma o instrutor.

O comandante da Guarda Municipal, Alisson Baracat Salgado, destaca o quanto o aprimoramento será benéfico para as diligências policiais. “Nossa Guarda é uma das polícias que mais recupera veículos em Várzea Grande porque sempre está nas ruas, então já temos noção de onde as pessoas deixam veículos furtados. Já tivemos situações de ter que solicitar apoio do helicóptero do CIOPAER para encontrar carro em mata densa, o que tem um custo muito alto para o Estado. O drone pode dar mais efetividade e segurança nas operações de recuperação de veículos furtados”, afirma.

Salgado ressalta ainda a importância da formação continuada para a Guarda Municipal, algo que, segundo ele, sempre existiu e continua ocorrendo na atual gestão, com cursos mensais para os guardas, nas mais diversas áreas. “É rotina da nossa Guarda ter essa atualização. A população pode ficar tranquila que a Guarda sempre estará preparada. Nós treinamos nossos guardas para todo tipo de função e todo tipo de aperfeiçoamento, não só para a questão ostensiva, mas para tudo, como o trato com as pessoas, curso de socorrista, fizemos no mês passado sobre Comunicação e, em breve teremos curso de Libras. Isso tudo para acompanhar as mudanças que ocorrem no mundo e dar o melhor atendimento aos cidadãos”, afirma.